Matéria / Educacao

Enade: Revista Exame exibe os cursos de Direito com as piores notas no Piauí

08/10/2013 | Edivan Araújo
/

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou hoje as notas dos cursos avaliados pelo Enade, em 2012. Dentre os cursos de Direito, 29 ficaram com a nota mínima, que é a faixa 1. Neste grupo há apenas três instituições públicas: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (GO) e Universidade Federal do Paraná (PR).

Vale destacar que a nota dos estudantes no Enade responde por 70% do índice que mede a qualidade dos cursos, o CPC (Conceito Preliminar de Curso), sendo que os outros 30% são calculados com base em fatores como títulos do corpo de professores e infraestrutura da instituição. Como no Enade, a gradação do CPC varia entre 1 e 5. Índices entre 1 e 2 são insatisfatórios e cursos com tal avaliação são punidos com o impedimento de ofertar novas vagas no vestibular.

Os números gerais dos cursos avaliados pelo Enade em 2012, divulgados também hoje pelo Ministério da Educação (MEC) mostram relativa alta de cursos insatisfatórios no período (aumentou de 24,9% para 30%). Mas, em 2009, 26,6% dos cursos não haviam sequer sido testados.

Enade piores 1.jpg

Enade piores 2.jpg

Enade piores 3.jpg

Enade piores 4.jpg

Enade piores 5.jpg

Fonte: Com informações da revista Exame

Facebook