Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão ordinária

13/10/2013 | Edivan Araújo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí sob a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, realizou mais uma sessão ordinária na última sexta-feira (11) onde foram apresentados e votados requerimentos e projetos de lei em plenário.

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Francisco José de Carvalho (PSD) que defendeu seu requerimento onde pede ao executivo municipal o complemento do calçamento de algumas ruas da cidade onde uma estão feitas pela metade e outras precisam ser feitas, pois a poeira é muito grande devido a rua ser apenas de terra batida.

O vereador informou ainda que conseguiu junto à direção comercial da Agespisa abrir por completo o sistema de abastecimento da rede de água da cidade de Santana principalmente dos bairros mais altos. Francisquinho informou ainda que a parte mais alta da cidade que tinha constantemente a falta de água, hoje com a abertura do sistema as residências tem água diariamente em todos os horários.

Francisquinho anunciou também que o campeonato de futebol amador deve começar a partir do dia 19 desse mês, e vai contar com o apoio da prefeitura municipal de Santana.

Vereador Francisquinho do PSD

O segundo parlamentar a usar a tribuna da câmara foi o presidente da casa vereadora Chico Borges que parabenizou o vereador recém-empossado Dezilton do PSB que assumiu o mandato por um período de 90 dias. O edil falou dos móveis novos que foram comprados para a câmara além da iluminação que deixou o plenário mais iluminado.

O vereador falou também da reforma do cemitério de Lagoa dos Marcelinos através de um requerimento seu que foi atendido pelo Prefeito Ricardo Gonçalves (PMDB). Ele ainda citou um oficio que recebeunda prefeitura sobre a construção da quadra escolar coberta com vestiário que será construída na localidade Barro num valor orçado em R$ 509 mil reais.

Chico Borges parabenizou ainda todos os colegas pela passagem do dia do vereador que foi dia 1º de outubro data especial para aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da população de todos os municípios do Brasil.

Vereador Presidente Chico Borges

O vereador Francisco Pedro de Sousa do PR durante o seu pronunciamento falou sobre o processo que tramita na justiça contra o ex-prefeito Waldenilson Dias do PMDB, por improbidade administrativa quando era gestor municipal em Santana, incluindo as indenizações trabalhistas pagas a ex-funcionários públicos municipais.

Chico Pedro criticou duramente o ex-prefeito onde disse que a administração passada era desorganizada e sem direção, praticamente ninguém sabia o que se passava no município. O vereador disse ainda que a audiência pública que foi realizada no dia 17 do mês passado por parte do prefeito, para tratar dos recursos financeiros que entraram no município e a forma como foi gasto, quase ninguém tomou conhecimento e que isso não pode acontecer numa administração transparente como tem pregado a atua gestão.

O edil falou também iluminação pública das ruas da cidade que algumas delas estão praticamente no escuro, ele informou ainda que já procurou os órgãos responsáveis para resolver o problema mais até agora nada foi feito e as ruas continuam no escuro, disse o mesmo.

Vereador Chico Pedro do PR

O vereador Geosmar Pedro de Aquino disse que a prefeitura tem anunciado muitas reformas no município, mas que algumas ruas da zona urbana estão com o calçamento totalmente destruído e que a gestão precisa tomar algumas providências nesse sentido.

“Existem muitas ruas que a prefeitura anunciou a conclusão dos serviços, mas quando se chegar lá a realidade é outra, tem ruas que nem carro passa”, frisou ele.

Vereador Geosmar do PSD

Já o vereador Antônio Joaquim Leal do PMDB, disse que a iluminação de algumas ruas estão precária mais que a prefeitura já está procurando resolver junto com a Eletrobras.

O parlamentar informou também que participou no último dia 19 de setembro de uma reunião no Sebrae de Picos com o representante do governo sobre o Programa Garantia Safra, onde teve como pauta principal os critérios de quem devem participar do programa junto ao Governo Federal. O mesmo informou ainda que participou como membro do conselho municipal.

Vereador Antônio Joaquim do PMDB

Facebook