Matéria / Educacao

Professores do Estado confirmam greve e iniciam protestos nesta segunda

16/03/2014 | Edivan Araujo
/

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI) está mobilizando toda a categoria para fazer uma greve geral, com duração de três dias, a começar nesta segunda-feira (17). Os trabalhadores em Educação pretendem se reunir a partir das 8h desta segunda-feira (17) em frente ao Palácio de Karnak, para protestar, segundo o sindicato, contra uma série de desmando do Governo do Estado que está prejudicando os trabalhadores. 
A nível estadual os trabalhadores vão protestar contra falta de reajuste para os servidores administrativos da Secretaria da Educação do Estado, contra falta de trabalhadores nas escolas e contra o fato de que em muitas escolas as aulas ainda não começaram devido a realizações de reformas extemporâneas, prejudicando o alunado e os trabalhadores.

No Estado o SINTE-PI, está frente dos protestos dos trabalhadores. A greve é a nível nacional e tem a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE) 

Na terça-feira (18), a paralisação continua e desta vez a manifestação será em frente a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para exigir que os prefeitos cumpram a lei e pague o piso nacional aos trabalhadores do Magistério. 

Um painel elaborado pelo SINTE-PI mostra que grande parte dos municípios do Estado não cumpre a Lei do Piso, e paga salários baixos a categoria, prejudicando os professores. Esse painel será exposto na frente da APPM com os nomes dos municípios que não respeitam os direitos dos trabalhadores em Educação.

A paralisação exigirá o Cumprimento da Lei do Piso, Carreira e jornada, Investimento dos royalties do Petróleo na Valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação e destinação de 10% do PIB de para a Educação pública. Na quarta-feira(19), a manifestação acontece em Brasília com a participação de caravanas dos estados, inclusive do Piauí.

Fonte: Portal Az 

Facebook