Matéria / Educacao

SEME realiza palestra para motoristas do transporte escolar municipal

24/03/2014 | Edivan Araujo
/

Por Maria Santana

Com o tema “Educação para o trânsito, técnicas de segurança e direção defensiva”, a Secretaria Municipal de Educação de Picos (SEME), em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), promoveu no último sábado (22), na escola Municipal Pe. Madeira, uma palestra com motoristas que atuam no transporte de estudantes.

A palestra foi ministrada pelo coordenador do DMT, sargento Genesiano, e ainda contou com a participação dos agentes Jean e Perciliana. A formação teve como objetivo refletir sobre a importância do motorista na formação dos alunos e ao mesmo tempo discutir métodos que garantem a segurança dos estudantes durante o trajeto escolar.

Para o Secretário Municipal de Educação e Vice-Prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, a intenção é capacitar, valorizar e aprimorar o serviço de transporte escolar, garantindo mais segurança aos alunos. “É de suma importância os motoristas terem noção exata das regras de trânsito e comportamento exemplar. Diariamente, são inúmeras vidas sob suas responsabilidades. Os pais confiam os filhos aos motoristas do transporte escolar, portanto, mesmo com os imprevistos do dia a dia, esses profissionais não podem transgredir o Código de Trânsito Brasileiro”.

Segundo o coordenador municipal de transportes da SEME, Evandro Paturi, uma média de 56 veículos, transporta, por dia, aproximadamente oito mil estudantes. “É um número expressivo de crianças, adolescentes e jovens que estão na nossa responsabilidade e precisamos cuidar de cada um.” O coordenador destacou ainda que a aproximação, por meio da palestra, entre motoristas e agentes de trânsito é um fato interessante para melhorar a qualidade de trabalho dos condutores.

O secretário ressaltou a importância do motorista para a educação municipal. “Dentro da educação todos os profissionais são importantes e o primeiro contato diário da criança e adolescente, que utilizam o transporte escolar é com o motorista, por isso eles precisam estar preparados para receber bem os alunos.”

Já o sargento Genesiano enfatizou algumas medidas simples que fazem a diferença no trânsito. “O motorista precisa conversar com os alunos, lembrar a necessidade do uso do cinto de segurança, evitar portas abertas e crianças nas janelas. O motorista deve parar em local seguro para o embarque e desembarque, se necessário acompanhar as crianças até à porta da escola. O condutor deve ficar atento à segurança do veículo, não falar ao celular e ainda tomar muito cuidado com os animais que podem invadir a pista.”

Fonte: ASCOM/SEME

Facebook