Matéria / Cidades

Prefeitura de Teresina e Universidade Federal firmam parceria na área educacional

As conversas iniciais sobre o assunto aconteceram na manhã desta sexta-feira (05), entre o prefeito Firmino Filho e o reitor da Universidade, Arimateia Lopes.

05/12/2014 | Edivan Araujo
/

A Prefeitura de Teresina e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) irão firmar uma parceria para o fortalecimento da educação da rede municipal de ensino da capital. O projeto é ainda piloto e pretende transformar uma escola municipal em uma escola de aplicação da UFPI. As conversas iniciais sobre o assunto aconteceram na manhã desta sexta-feira (05), entre o prefeito Firmino Filho e o reitor da Universidade, Arimateia Lopes.

O prefeito Firmino Filho destacou que a Prefeitura e a UFPI já são parceiras em outros projetos, inclusive de algumas intervenções viárias na região. “É interessante ampliarmos essa parceria e estender também para a área educacional. Vamos reforçar e ampliar essas discussões para que uma escola da rede municipal possa ser adotada como piloto como escola de aplicação da UFPI”, pontuou.

Com a escola de aplicação, a ideia é que uma unidade de ensino de Teresina seja transformada em espaço de vivência profissional para os estudantes dos cursos de pedagogia e licenciatura da UFPI. “Os termos dessa parceria ainda serão definidos, mas é um espaço importante tanto para os nossos estudantes quanto para os alunos da escola que ainda será selecionada. Teremos a ampliação desse diálogo com o secretário municipal de educação, Kléber Montezuma”, destacou o reitor.

No encontro, o prefeito aproveitou ainda para comentar o esforço da Prefeitura em proporcionar um ensino diferenciado nas escolas de Teresina. Ele citou que os primeiros resultados já são animadores e satisfatórios. “Tivemos um bom desempenho dos nossos alunos no Programa Cidade Olímpica Educacional, com destaque, sobretudo, para a área de astronáutica. Foram mais de 30 medalhas conquistadas, uma ampliação significativa em relação ao ano anterior, no qual já havíamos conquistado 17 medalhas. Isso mostra o nosso esforço em fazer uma educação diferenciada e, acima de tudo, com qualidade”, frisou o prefeito.

Ainda durante a reunião, foram discutidas as propostas de intervenções no sistema viário que irão beneficiar a Universidade, já que a Prefeitura pretende abrir novas ruas e avenidas que dão acesso direto à instituição.

Com informações do GP1
Imagem:Divulgação

Facebook