Matéria / Cidades

Prefeito de Santana faz um resumo de sua gestão na última sessão da câmara em 2014

Em seu pronunciamento no poder legislativo, Jailson Dias apresentou o cronograma estabelecido pelo gesto nesse ano

27/12/2014 | Edivan Araujo
/

O Assessor de Comunicação da Prefeitura de Santana do Piauí, jornalista Jailson Dias, apresentou na noite desta sexta (26), no plenário da câmara municipal um resumos do que foi a gestão do prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) para o ano de 2014.

Em seu pronunciamento no poder legislativo, Jailson Dias apresentou o cronograma estabelecido pelo gesto nesse ano:

Confira:

Apesar de ser do conhecimento de todos, o ano de 2014 foi difícil financeiramente para os municípios brasileiros, reclamação que é enfatizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na região de Picos todos nós temos conhecimento que as demais pequenas cidades também passam por problemas de toda ordem, desde pagamento de fornecedores a servidores. Alguns em situação muito mais difícil do que Santana do Piauí.

O prefeito Ricardo tem se esforçado para garantir que a máquina continue funcionando, como de fato tem. Com os pagamentos de salários e os oferecimentos dos serviços a população. Se a administração estivesse parada não teríamos aulas, ambulância, atendimento nos postos de saúde.

Em 2015 a situação pode melhorar se for aprovado o esperado 1% para as administrações municipais. Os governadores eleitos também estão abraçando essa causa, uma vez que para eles, também estão ocorrendo problemas. Enquanto isso a administração municipal de Santana do Piauí adotará cada vez mais um política de contenção de gastos onde for preciso.

Na Educação os serviços continuaram com as aulas, pagamentos dos salários, diálogo com os professores, a nota do IDEBH deve se manter na média. Infelizmente os recursos do FUNDEB não são mais suficientes para todas as atividades da educação, como pagamento dos salários e demais serviços. Hoje, mal dá para pagar os salários. O restante tem de ser complementado através de outras fontes.

O prefeito sempre participou e participa quando solicitado das reuniões do Sindicato dos Professores, mostrando que dialoga com os servidores. Muitos gestores tem medo dessa parte de administrar, não é o caso do prefeito Ricardo.

Quanto a Saúde vale frisa o funcionamento do NASF, desde o primeiro semestre desse ano de 2014 e manutenção da Casa de Apoio aos santanenses que vão a Teresina para tratamento de Saúde. Bem localizada e frisando a disponibilidade das ambulâncias para quem delas precisar. Pedimos apenas às pessoas que usam a casa que também ajudem a zelá-la.

Na Agricultura continua o atendimento ao agricultor, com a vacinação do rebanho, oferecimento das linhas de crédito para quem desejar empréstimos, o garantia safra, e a oferta de água pela Defesa Civil e o Exército brasileiro.

O maquinário doado pelo governo federal continua sendo utilizado para aquilo que foi proposto, destacando que não há subsídio por parte do governo federal. As maquinas são subordinadas a Secretaria de Agricultura e dentre todos os serviços que desenvolvem está a recuperação das estradas vicinais.

Quanto aos pagamentos dos salários vale frisar que os professores já receberam o 13°, assim como os servidores da Secretaria de Saúde.

Quanto às obras vale frisar que nem todas foram paralisadas. A pavimentação da Lagoa Seca foi concluída e chegou-se a dar início a pavimentação do voado Barro. A quadra do povoado Barro e o abastecimento continuam em andamento, não foram paralisadas.

Wellington Dias, quando de sua visita ao município de Santana do Piauí se comprometeu a retomar a construção da Escola Modelo na Av. São João, e do matadouro. Agora é uma questão de cobrar do futuro governador.

O prefeito também espera que seja retomado a reforma e ampliação do posto de Saúde Francisco Vicente de Moura da

Lagoa dos Marcelinos, que se encontrava 50% concluído. Contenção de gastos.

O prefeito deseja a todos um próspero 2015.

Foto:Assessor Jailson Dias

Facebook