Matéria / Polícia

Câmara abre na Semana Santa a CPI que pode cassar o prefeito Zé Simão

ZÉ SIMÃO, QUE É ACUSADO de matar a esposa foi denunciado na Câmara por um cidadão

01/04/2015 | Edivan Araujo
/

Preso após ser acusado de matar a esposa Gercineide Monteiro com um tiro na nuca no dia 10 de fevereiro deste ano, o prefeito de Lagoa do Sítio (220 km de Teresina), José de Arimateas Rabelo (Zé Simão-PT), pode ter seu mandado cassado pela Câmara Municipal.

É que já tramita na Casa Legislativa um processo com o pedido de cassação do prefeito, que é acusado de irregularidades administrativas, atraso de salários, má gestão e quebra de decoro, além de infringir a Lei Orgânica do município. O gestor também é acusado de abandonar a administração da cidade, deixando servidores, fornecedores, e transportadores sem pagamento. A forma de agir lhe rendeu um apelido, 'Zé Promessa.

A INSTALAÇÃO DA CPI
Para que o pedido de cassação do prefeito Zé Simão tenha uma apreciação foi instalada na cidade uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que analisa cada item da denúncia e segue um trâmite legal.

COMPOSIÇÃO DA CPI
A Comissão especial é formada pelos vereadores Marcelo dos Anjos (PT), que é o presidente da CPI; pelo vereador Pedro Paulo da Costa (PSB), que é o vice-presidente da Comissão e pelo vereador José Airton, também do PT, que é o parlamentar responsável pela relatoria do processo na CPI.

ANDAMENTO DA CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito já se aproxima da fase final, em que será realizada uma sessão extraordinária para julgar o pedido de cassação. Mas até lá várias são as fases de tramitação do processo.

passosdenunciazesimao.png
SESSÃO NA 'QUINTA-FEIRA SANTA'
E é exatamente para dar continuidade ao trâmite da CPI que os vereadores se reunirão em plena quinta-feira da Semana Santa, dia 02 de abril. A sessão está marcada para às 19h e deverá ser para analisar a última defesa feita pelo prefeito. Na sessão de quinta-feira também deverá ocorrer a leitura em público da denúncia, para que todos os parlamentares e a comunidade saiba de que o prefeito está sendo acusado.

O portal 180 estará com uma equipe na cidade para acompanhar a sessão.

FUTURO DA CPI
Se a CPI terá força para cassar o prefeito somente o tempo dirá. Hoje, assim está composto o Legislativo Municipal de Lagoa do Sitio e é ele quem vai decidir sobre o futuro do prefeito. A Câmara tem nove vereadores. O prefeito tem maioria, pois, conta com 3 do PT e, 2 do PTB. A oposição tem 3 do PSB e um do PROS. O presidente da Câmara é Francisco Itamar dos Reis (PT). Na casa tem um vereador que já foi prefeito. É Antônio da Silva Reis (PSB).
COMO ESTÁ A CIDADE APÓS A PRISÃO DO PREFEITO
A reportagem também irá mostrar como está a cidade após a morte da primeira-dama, prisão do prefeito como acusado de cometer o assassinato e após a posse do novo prefeito, o então vice Antonio Benedito de Moura, o Antonio Ditoso, do PTB.

Portal de entrada da cidade de Lagoa do Sítio (Foto: V1)
FIM DE CARREIRA DE ZÉ SIMÃO
Zé Simão foi reeleito para prefeito na coligação A Vitória da Força do Povo (PP / PT / PTB / PMDB) em 2012. Ele teve 2.031 votos (57,96%). Natural de Valença, Zé Simão tem 50 anos. Acusado de assassinar a esposa, o prefeito pode ter dado fim a sua vida pública.

VEJA TAMBÉM
Por unanimidade os vereadores de Lagoa do Sitio afastaram o prefeito municipal José de Arimateas Rabelo (Zé Simão) do cargo de prefeito municipal e também de forma unanime deram posse ao vice-prefeito Antonio Ditoso. Leia mais.

Em igreja, velório de primeira-dama é marcado pela comoção. O velório aconteceu na Igreja Matriz de Lagoa do Sítio. Gercineide Monteiro foi morta com um tiro na nuca em sua residência. A população presente, bastante emocionada, pedia explicações. Leia mais.

O prefeito Zé Simão e a empregada Noêmia Maria da Silva Barros, 43 anos, foram presos acusados de cometerem o crime. Presa, a empregada acabou entregando o prefeito. Eles já confirmaram que tinham um relacionamento amoroso. Pressionada, após os peritos indicarem que um disparo de arma de fogo matou a primeira-dama, a mulher acabou mostrando onde estava a arma do crime, escondida entre as telhas da casa.

Fonte: 180graus

Facebook