Matéria / Polícia

Morador filma tornado de perto no Brasil e se desespera: 'Gente, tá voando tudo'

Cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais destruídos

22/04/2015 | Edivan Araujo
/

Imagens gravadas por um morador de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, mostram o tornado que devastou a cidade na segunda-feira (20). O vídeo foi divulgado pelo Bom Dia Brasil desta quarta-feira (22). "Gente, está voando tudo", diz o homem na filmagem. O prefeito Ademir José Gasparini assinou nesta terça-feira (21) o decreto de calamidade pública, devido aos estragos ocasionados pelo tornado que atingiu a cidade. Nesta quarta, o governador Raimundo Colombo, deve homologar o pedido.

Com isso, a cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais destruídos pelo vento, que pode ter chegado a 330 km/h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dois homens morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar. Ao menos 2,6 mil residências foram atingidas, segundo último balanço da PM e cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas. Outro tornado também atingiu a cidade de Ponte Serrada, a 45 km de Xanxerê.

"O decreto simplifica o processo de reconstrução, o que é fundamental para os xanxerenses agora. Já as forças de segurança e proteção ao cidadão dão prosseguimento às ações emergenciais de atendimento às famílias e restabelecimento dos serviços o mais breve possível", disse o governador.

 

APOIO DO GOVERNO FEDERAL

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou a Xanxerê no final da tarde desta terça e garantiu apoio do governo federal para reconstrução do município. Occhi também anunciou o envio de mais 100 militares do Exército. Ao todo, 200 devem auxiliar nas ações de reconstrução. Os primeiros 100 desembarcaram no final da tarde desta terça.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado.

TORNADO

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno. A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.

1.jpg

telhado.jpg

temporalxanxere2.jpg

temporalxanxerecarro.jpg

temporalxanxerecasarua.jpg

temporalxanxerecasaverde.jpg

temporalxanxereluz.jpg

temporalxanxereposte_1.jpg

temporalxanxeretelhados.jpg

xanxere.jpg

Fonte: Com informações do G1

Facebook