Matéria / Cidades

Chuvas trazem alegria e tristeza para a região de Picos

As chuvas que chegam na região trazem esperança para agricultores e desespero para moradores de regiões alagadiças.

08/01/2016 | Edivan Araujo
/

As Chuvas que chegaram à região de Picos desde o início deste mês têm mostrado duas realidades distintas que se sobressaem das outras, a primeira é a cessação do grande calor que aflige a cidade e a segunda são as inundações e deslizamentos de terra que são provocados pela má localização do município.

Tendo em vista o grande calor que atinge a região as chuvas que aqui chegam muito nos fazem felizes, pois voltam amenizando o calor e dando uma trégua na seca. Quem também fica feliz são os agricultores que criam grande esperança sobre o plantio e esperam um bom inverno, para que neste ano eles possam tirar da terra o que lhes foi negado por 5 anos de flagelo por causa da estiagem.

Mas, elas também nos mostram outra realidade que atinge a cidade desde a sua fundação. Enchentes, deslizamentos de terra, pontos alagadiços, má infraestrutura, crescimento desordenado e falta de conscientização fazem com que a cada momento que se fecha o tempo trazendo as chuvas os moradores de regiões baixas ou de encostas de morros fiquem preocupados sem saber como vai chover e quanto vai chover.

Hoje pela manhã populares interditaram a BR 316 no Bairro Junco próximo a região conhecida como “Cai n’água”, eles reclamaram pela falta de infraestrutura da cidade que quando chove muito as casas daquela local ficam alagadas em virtude do aterramento de uma antiga lagoa que ficava a margem esquerda da BR no sentido centro.

O Secretario Municipal de Obras Iata Rodrigues foi até o local para conversar com os moradores e tomar as devidas providências cabíveis para contornar a situação e desobstruir totalmente a pista escutando a população e informando o que será feito pela Prefeitura para ajuda-los.

Está é também uma realidade que atinge o Bairro Ipueiras, que se vê em baixo d´água a cada grande período chuvoso. Em virtude da sua localização próximo ao Rio Guaribas, aquela região fica sujeita facilmente a inundações, pois localiza-se em um grande baixio, onde antes estavam grandes lagoas utilizadas para o plantio do arroz, hoje estão casas e por causa disso a água não tem para onde escorrer, causando assim os alagamentos.

Já nos Bairros São Vicente, São José e outros que ficam situados próximos aos morros, sofrem com os deslizamentos de terra, provocando grande problema com lama e lixo que descem pelas encostas, fazendo assim um grande lamaçal nas ruas e avenidas. Estes deslizamentos desencadeiam também problemas maiores, em razão da construção de casas nas encostas dos morros trazendo grande perigo para quem vive ali.

Foto: Riachão Net / Reprodução Whatsapp

Facebook