Matéria / Cidades

Conselheiros tutelares tomam posse neste domingo em Picos

Solenidade de posse será realizada às dez horas da manhã no plenário da Câmara Municipal de Picos

09/01/2016 | Edivan Araujo
/

POR JOSÉ MARIA BARROS Os cinco novos conselheiros tutelares de Picos tomarão posse neste domingo, 10 de janeiro. A solenidade será realizada às dez horas da manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades e populares.

Eles foram eleitos após um processo tumultuado em que houve até o cancelamento da eleição unificada, prevista para o dia 4 de outubro. Em Picos, a escolha dos novos conselheiros somente aconteceu em 11 de outubro de 2015 em meio a denúncias da prática de atos condenáveis.

Apesar dos protestos dos derrotados, nenhuma das denúncias foi comprovada e foram declarados reeleitos os candidatos Valtânia Maria de Moura, que obteve 534 votos e Evangelina Joana Moura da Cruz, a Vanja, com 387 votos. Foram eleitos pela primeira vez Pamela Santos Bezerra, que conseguiu 346 votos; Raimundo Nonato dos Santos Oliveira, 336 votos e José Ricardo Veloso, com 331 votos.

O mandato é de quatro anos. Na suplência ficaram Maria do Amparo Bezerra, a Nina, com 321 votos; Maria da Conceição Silva Santana, 315 votos; Maria Marina Santos Araújo, 263 votos; Antônio Manoel de Sousa, 252 votos e Saara Raquel Rocha Gomes, com 240 votos. Os conselheiros tutelares devem cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e não ter outro vínculo empregatício, pois, ao contrário de outros conselhos como de Educação e Saúde, a função é remunerada.

O salário dos conselheiros é pago pelo município utilizando dinheiro do contribuinte.

Facebook