Matéria / Cidades

Cidades da região de Picos apresentam nota ruir em transparência segundo (MPF)

O MPF levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação

10/01/2016 | Edivan Araujo
/

De acordo com recente levantamento feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para mapear a existência e a eficiência dos portais da transparência em todo o País, acabou por revelar que em toda região de Picos os portais de transparências das prefeituras municipais deixam a desejar, o que termina mostrando as mazelas existentes neste cada vez mais tão necessário zelo público, ou seja, se o objetivo era ser transparente perante a sociedade, essa marca ficou só no nome, e não na pratica efetiva como deveria.

Só para se ter uma idéia do tamanho desrespeito com a gestão pública, no Piauí, no que se refere as prefeituras municipais, principalmente as que fazem parte da macro região de Picos, a situação é vexatória. Os portais da transparência aqueles que não são feitos pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), os das próprias prefeituras não divulgam com clareza as ações de seus gestores deixando margem a dúvida.

Segundo o levantamento do (MPF), ao todo 67,11% dos municípios não possuem transparência alguma em sites apropriados e criados com tal objetivo. Ainda de acordo com o órgão, a nota atribuída no levantamento que era de 0 a 10, nesses casos, é a mínima possível.

O MPF levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez”, anuncia o MPF.

Das cidades mais próximas a Picos que entraram no critério com bom desempenho foram as prefeituras de Oeiras que fica a quase 100 km da Cidade Modelo, e o município de Wall Ferraz que fica a mais de 70 km, o restante a nota foi abaixo da expectativa segundo o levantamento.

Texto Rômulo Rocha
Texto complementar:AgoraED

Facebook