Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e balancetes da prefeitura entra nos debates

Um dos debates ocorrido na sessão desta sexta-feira (08), foi a entrega dos balancetes da prefeitura de Santana referentes aos meses de novembro e dezembro de 2015.

09/04/2016 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (08), mais uma sessão presidida pelo vereador Chico Borges (PTB) que conduziu os trabalhos no plenário. Na sessão de ontem não ouve matérias a ser apreciadas mais os debates trouxeram fatos da atual administração municipal.

Na tribuna da câmara a vereadora Francinauva Leal (PSB) falou dos furtos que tem acontecido na cidade de Santana principalmente no período da noite, onde casas estão sendo invadidas e bens levados por marginais, além de furtos a baterias de carros que ficam estacionados nas ruas por que os proprietários não terem garagens para colocá-los.

Outro fato abordado por Nauva foi sobre a quantidade de animais soltos na PI 375 que liga os municípios de Santana a Picos, o que tem causado acidentes e que o poder público precisa agir o mais rápido possível antes que haja vitimas fatais, pois como os donos dos animais não prendem os mesmos nas roças, eles terminam invadindo a pista e causando acidentes.

Vereadora Francinauva Leal - PSB

A vereadora falou também sobre o aniversário da cidade de Santana que acontecerá no dia (29) desse mês de abril, e que vários eventos irão ser realizados na Praça São Pedro no centro através da parceria público privado.

O vereador Chico Borges começou seu discurso na câmara falando sobre os pequenos furtos ocorridos nos últimos dias a residências e carros, pois segundo o parlamentar isso já virou rotina e as autoridades competentes precisam tomar uma atitude, já que a população estar apavorada com o que estar acontecendo.

Segundo o presidente da câmara, é preciso se fazer uma audiência pública envolvendo todos os órgãos competentes como prefeitura, câmara municipal, polícia militar e a população santanense para que providências sejam tomadas o mais rápido possível antes que coisas maiores aconteçam.

Vereador Chico Borges - PTB

Chico Borges falou ainda dos animais que estão solto no município e terminam invadindo a PI, o que pode causar acidentes envolvendo pessoas que trafegam diariamente pela estrada, e que termina colocando em perigo muita gente. “É preciso que a prefeitura tome alguma atitude sobre isso, ou se não puder resolver corra atrás de quem pode resolver, o que não pode é essa PI que precisa ser feito o roço também ficar do jeito que estar”, disse ele.

Sobre os balancetes da prefeitura, Chico Borges disse que a prefeitura mandou para a câmara somente agora no dia (07) passado os balancetes referentes aos meses de novembro e dezembro de 2015 com três meses de atraso, pois segundo o parlamentar a prefeitura é obrigada mandar mensalmente, coisa que não estar acontecendo.

O vereador informou ainda que o Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), mandou alguns técnicos fazer a medição da estrada que liga os municípios de Santana a São José do Piauí, num percurso de aproximadamente pouco mais de 12 km, e nesse trecho deve ser beneficiado o Povoado Lagoa do Barro. Chico Borges lembrou ainda que essa é uma reivindicação antiga do município inclusive sua quando conversou pessoalmente com o Governador Wellington Dias (PT), quando este esteve na cidade de Santana, e que foi uma promessa de campanha do então governador na época.

O vereador disse ainda que no mês de novembro de 2015 esteve pessoalmente com a deputada federal e atual Secretária Estadual de Educação Rejane Dias (PT), onde entregou um oficio solicitando a estrada, o que foi recebido por ela. “Essa obra é um pedido de todos nós inclusive a população, o que importa nesse momento é que o governador execute o serviço e a população seja beneficiada”, frisou ele.

Outro tema que também regou discussão foi o repasse do FPM da prefeitura de Santana que ficou zerado devido os descontos de impostos devidos ao governo federal, o repasse se refere à primeira parcela que seria do dia (10), mais que caiu na sexta, segundo o presidente e os vereadores, isso demonstra que a atual gestão municipal não é boa, pois essa já é a segunda vez que isso ocorre, o que mostra que o prefeito não estar fazendo a coisa certa, e que termina comprometendo o pagamento dos servidores público municipal, disseram eles.

Já o vereador Francisco Joaquim de Carvalho (Francisquinho) do PSD, lamentou os problemas existentes no município com uma série de pequenos furtos ocorridos na cidade nas últimas semanas, bem como o atraso dos balancetes da prefeitura para a câmara, e por terminar o atraso no pagamento de alguns servidores municipais.

Vereador Francisquinho - PSD

Francisquinho disse ainda que lamenta a ausência da prefeitura em ações diretas no município, e que a atual gestão estar deixando a desejar, e citou como exemplo a visita que o mesmo fez no mês de março a deputada federal Iracema Portela (PP) em Teresina, onde o mesmo foi atrás de recursos para o município através de emenda parlamentar, mais que ficou surpreso ao saber que devido algumas inadimplências do município a prefeitura não poderá receber, e que a deputada iria ver outra forma de poder ajudar a cidade de Santana.

O vereador falou ainda sobre a fiscalização da justiça federal nos órgãos públicos, e acredita que o gestor que não fizer o seu trabalho com transparência vai ter que resolver com a justiça, pois agora a coisa pegou para aqueles que gostam de burlar a lei, frisou ele.

A vereadora Ieda Leal (PMDB), disse que é bastante preocupante a quantidade de animais soltos e que estão invadindo a PI 375, o que tem causado alguns incidentes as pessoas que trafegam por lá diariamente.

Vereadora Ieda Leal - PMDB

A vereadora disse ainda que apoia a atitude do vereador Chico Borges em convocar as autoridades para que seja realizada uma audiência pública no município para tentar combater a onde de furtos na cidade de Santana do Piauí. “Nós estamos muito preocupados com isso, e do jeito que estar não pode ficar, as autoridades competentes precisam fazer alguma coisa”, disse.

A vereadora aproveitou para convidar a população para o aniversário do município que ocorrerá no dia (29) com uma vasta programação cultural no centro da cidade.

Facebook