Matéria / Cidades

Grupo de Escoteiros de Picos promove evento pelo dia mundial do escoteiro

O evento começou as 08: horas na Praça Josino Ferreira em frente ao Musel Ozildo Albano na cidade de Picos e foi até o meio dia de hoje.

23/04/2016 | Edivan Araujo
/

O Dia Mundial do Escoteiro é festejado anualmente em 23 de abril. O escotismo é uma atividade voluntária, global, educacional, que não pertence a qualquer partido e que não possui nenhum objetivo lucrativo.

Ser escoteiro é ser um cidadão exemplar, pois parte do desenvolvimento do indivíduo, através de características e valores relacionados à honra, amizade, lealdade, disciplina, organização, respeito à natureza e a todo meio onde vive, assim como procurar ser prestativo, determinado e ter um bom caráter.

Para o chefe do Grupo dos Escoteiros Vale da Águia da cidade de Picos Francisco Wilmar, os escoteiros frisam pelo exercício em equipe e atividades ao ar livre que possuem como objetivo principal ajudar o próximo e sempre praticar boas ações para com todos.

De acordo com Wilmar, com o lema “Sempre Alerta”, o Dia Mundial do Escoteiro tem como origem de escolha o 23 de abril para homenagear São Jorge. Essa escolha foi feita através do fundador do Escotismo, o general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que realizou o primeiro acampamento de escoteiros em 1907, na Inglaterra.

São Jorge é um conhecido santo guerreiro, conhecido logo cedo pela grande bravura ao ter sido soldado de cavalaria. Durante sua vida, fez contribuições de sua riqueza para os pobres, informou ele. Desse modo, Baden-Powell definiu São Jorge como padroeiro dos escoteiros, clamando que ele era um modelo a ser seguido por todos que seguissem o escotismo, para que a juventude ficasse forte, leal e valente, contribuindo e construindo um mundo melhor, sempre lutando contra o que é errado.

Segundo o chefe dos escoteiros, o dia hoje está sendo celebrado com uma pequena equipe na Praça Josino Ferreira em frente ao Musel Ozildo Albano, onde montaram uma pequena barraca com informações sobre o trabalho dos escoteiros, e divulgar o movimento que o grupo desenvolve na cidade.

Ainda de acordo com Francisco, a programação segue até amanhã domingo dia (24) com uma gincana cultural na quadra da escola estadual Ozildo Albano começando a partir das 08: horas e vai até meio dia.

 

 

 

 

 

Francisco Wilmar

Facebook