Matéria / Concursos

100 aprovados no concurso da Guarda Municipal de Teresina foram nomeados

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marquês, zona Norte da capital.

30/06/2016 | Edivan Araujo
/

O prefeito Firmino Filho assinou, na tarde desta quarta-feira (29), a portaria de nomeação de 100 aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Teresina. Pelo cronograma definido pela Prefeitura, serão convocados 50 guardas municipais no dia 1º de julho e outros 50 no dia 1º de agosto. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marquês, zona Norte da capital.

A Guarda Municipal terá a função de proteger o patrimônio e serviços da prefeitura. “Quero dar as boas vindas aos novos colegas. Teremos uma missão árdua, mas gratificante que é cuidar da cidade de Teresina”, disse o major João Amorim Neto, comandante da nova guarda.

“Hoje é dia de comemorar nossa vitória e agradecer à Prefeitura de Teresina, já que esse concurso estava previsto desde 2008 e só agora foi realizado. Nossa expectativa é aumentar o incremento da segurança pública na nossa cidade. Sabemos que a realidade é cruel, mas temos garra e vontade de trabalhar para o bem da população”, garantiu a aprovada Marcela Albino.

A partir de sexta-feira (1º), os guardas atuarão de forma prioritária na região central de Teresina, nos espaços públicos da capital, como Parque Lagoas do Norte, Praça da Bandeira e no novo Parque da Cidadania. O prefeito Firmino Filho ressaltou que a população não deve confundir as atribuições da guarda municipal com as da polícia militar ou polícia civil. “É com muita alegria que,de fato, estamos vendo a Guarda Municipal de Teresina funcionar. O dever da guarda é proteger prédios e espaços públicos, mas não substituir o papel da polícia militar ou civil, todas devem trabalhar em harmonia, mas cada uma dentro das suas funções legais. Estamos dando o primeiro passo, é necessário que tenhamos um bom começo para prestar um serviço de qualidade e respeitado pela população. Os aprovados estão entrando pela porta da frente através de concurso público, e isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.

O secretário municipal de Governo, Charles da Silveira, explicou que todos os que fizeram o curso de formação serão nomeados pela Prefeitura dentro do prazo de validade do concurso, que é de dois anos. ”As convocações vão acontecer dentro da disponibilidade orçamentária e financeira do município. Esses novos servidores são um marco na história da PMT, serão os anjos da guarda da cidade e temos certeza que estão aptos para atuar em benefício da população”, finalizou.

Após a nomeação, os aprovados e treinados para a Guarda Municipal terão o prazo legal de 30 dias para assumir a função. Serão armados, e vão dispor de viaturas, motos e bicicletas para atuar nos parques. O salário inicial é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas. O comando da Guarda Municipal funcionará no prédio ao lado do Palácio da Cidade, no Centro de Teresina.

b98bffb39b.jpg

d2056c0db6.jpgdac64fa9f5.jpgFonte: 180 Graus

Facebook