Matéria / Cidades

TSE decidirá eleição em três municípios piauienses. Veja quais são eles

O magistrado indicou que em três cidades, a eleição majoritária está sob judice, pois há candidatos que tiveram o registro impugnado e recorreram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

04/10/2016 | Edivan Araujo
/

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o desembargador Joaquim Santana (Foto ao lado) fez um balanço do pleito nos 224 municípios piauienses na segunda-feira, 03 de outubro. O magistrado indicou que em três cidades, a eleição majoritária está sob judice, pois há candidatos que tiveram o registro impugnado e recorreram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nestes casos, os votos não foram divulgados pelo órgão, até que o fase recursal seja vencida. A situação é observada nos municípios de São Miguel do Tapuio com Lincoln Matos, em Itaueira com Quirino Avelino e em Miguel Leão com Joel Lima. “Itaueira, São Miguel do Tapuio e Miguel Leão, estes três candidatos a prefeito tiveram a candidatura indeferida aqui no Tribunal do Piauí, então concorreram as eleições foram votadas e a palavra final será dada pelo TSE, então não vamos julgar os votos que receberam, se foram eleitos se foram derrotados, está sob judice”, esclareceu.

No que tange aos recursos, o TRE-PI corre contra o tempo para julgar até o final da semana o processo de 37 candidatos a vereadores em diversos municípios do Estado. Os entes buscam garantir a contabilização dos votos, já que antes do pleito tiveram o registro indeferido. “Nós fizemos um esforço muito grande, porém o tempo foi insuficiente para julgar todos os processos”, comentou.

Sobre as denúncias realizadas ao órgão pelo aplicativo Pardal, o desembargador impôs que foram 1.567 denúncias, sendo que 46% correspondem a propaganda eleitoral, 10% compra de votos e 8% crimes eleitorais. "Diante desses números, o Ministério Público fará os procedimentos adequados e, posteriormente, teremos os resultados dentro de um prazo razoável”, finalizou.

Fonte:Meio Norte

Facebook