Matéria / Cidades

Festa de Padre Cícero emociona fiéis em Santa Cruz do Piauí

Festejo termina nesta quarta-feira, 2, com uma procissão que começa na entrada da cidade e termina no morro, local onde se encontra a capela - sede da imagem - desde 1973.

02/11/2016 | Edivan Araujo
/

Por Ana Maria Moura 

Festejado há 44 anos, a comemoração que já é tradição na cidade de Santa Cruz do Piauí atrai fiéis de diversos lugares que vem prestigiar o festejo no intuito de agradecer às graças alcançadas. A festa que é comemorada todos os anos de 25 de outubro a 02 de novembro, tornou-se uma tradição para milhares de devotos do Padre Cícero Romão Batista, que começou a ser comemorado desde o ano de 1973 e segue até hoje com uma grande participação em massa de romeiros, que se deslocam de todo o estado do Piauí nessa época do ano rumo a referida cidade para prestarem devoção ao santo romeiro.

Os devotos do santo seguem todo o percurso da procissão elevando-se as escadarias até o alto do morro de diversas formas com o objetivo de agradecer pelas bênçãos alcançadas. Alguns com velas nas mãos, outros de joelhos vestindo batina preta e até mesmo vestindo branco, onde o público constitui-se por crianças, adultos e idosos.

Rosita Nascimento de Brandão é devota de Pe. Cícero e afirmou em depoimento que é um privilégio poder vestir a sua batina e fazer parte desse grande acontecimento de fé e devoção. A mesma colocou que vem acompanhando a romaria há mais de 20 anos e que pretende participar por muito mais tempo. Segundo ela, a expectativa é que tudo ocorra como o esperado, que este ano assim como os demais, seja um evento marcado por uma grande corrente de fé. Para ela o santo é muito milagroso, pois a mesma conta que já conseguiu muitas graças concedidas através dele, dentre elas, foi quando ela se encontrou hospitalizada por um longo tempo.

“Me apego muito a ele por esse grande milagre em minha vida que foi quando eu estava internada e sem esperanças de melhoras, então eu fiz uma promessa de vestir preto e subir a escadaria do morro todos os anos enquanto em vida eu estiver; graças a ele o meu pedido foi alcançado e hoje estou aqui com vida e saúde”, relatou.

O prefeito de Santa Cruz do Piauí, médico Santino Xavier Filho, disse em entrevista que esse ano, em particular, tem a oportunidade de estar à frente do munícipio como prefeito, onde o mesmo poderá garantir a todos os santacruzenses e visitantes uma festa em que as pessoas possam aproveitar com muita segurança e tranquilidade.

“Receberemos a todos os romeiros neste dia 02/11 para uma grande procissão, onde poderemos agradecer pelas bênçãos recebidas e rogar para que os tempos futuros nos tragam muita paz e harmonia”, afirmou.

O encerramento do Festejo de Padre Cícero se dá com uma grande procissão, que também marca o dia de Finados, 2 de novembro. A caminhada que está prevista para acontecer às 19h:30, iniciará na entrada da cidade, percorrendo pela avenida principal em direção à escadaria, instante em que todos sobem até o topo do morro onde está erguida a cruz ao lado da imagem do Padre Cícero Romão. Depois da procissão é realizada uma missa no morro, momento este que os devotos oram em agradecimento ao santo. Este ano será realizada a 44ª romaria que promete emocionar ainda mais os devotos do santo romeiro.

Fonte:JP Online

Facebook