Matéria / Educacao

18 piauienses foram eliminados no Enem por tentativa de fraude

No segundo dia das provas, os agentes e delegados da Polícia Federal detiveram em Teresina quatro jovens que estavam fazendo provas para repassar para esquema nacional de venda de gabaritos das provas.

03/12/2016 | Edivan Araujo
/

Dezoito candidatos do Piauí foram eliminados por tentativa de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas provas da primeira aplicação, realizada nos dias 5 e 6 de novembro, após investigação feita pela Superintendência da Polícia Federal (PF) no Estado e repassado para o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No segundo dia das provas, os agentes e delegados da Polícia Federal detiveram em Teresina quatro jovens que estavam fazendo provas para repassar para esquema nacional de venda de gabaritos das provas. Depois dos depoimentos na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, os quatro candidatos foram liberados. A PF apurou que 18 candidatos estavam envolvidos no esquema.

O coordenador de Comunicação Social do Inep, Alexandre Retamal, afirmou que todos os candidatos envolvidos em fraudes e tentativas de fraudes nas provas da primeira aplicação foram eliminados da classificação e aprovação do Enem e continuam sendo investigados e serão indiciados pela Polícia Federal.

Alexandre Retamal informou que 5.344 candidatos farão as provas do Enem neste sábado e domingo no Piauí, sendo 3.872 em Teresina e 1.972 no município de Bom Jesus, no Sul do Estado.

Segundo ele, em Teresina as provas da segunda aplicação do Enem serão feitas em dois locais e em cinco locais no município de Bom Jesus.

Alexandre Retamal afirmou que o Inep divulgou apenas para os candidatos os locais das provas para evitar que fossem ocupados por manifestantes. As Reitorias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) e da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) informaram que as provas do Enem serão aplicadas neste sábado e domingo nas duas instituições universitárias. As provas serão aplicadas no Prédio B do IFPI, na Praça da Liberdade, no Centro de Teresina.

Neste sábado e domingo, em todo o Brasil, 277.622 pessoas são esperadas para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em 23 unidades da Federação. A segunda aplicação do Enem foi necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. Outro motivo, em menor proporção, foram intercorrências ligadas, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção de energia elétrica.

Facebook