Por Daniela Meneses
Na manhã desta terça-feira (06) foi lançada oficialmente, pela Polícia Militar de Picos, a Operação Natal e Ano Novo com Segurança. O projeto tem como objetivo reforçar a segurança nas ruas do centro da cidade durante o final de ano, período de maior movimentação no comércio.
Serão 40 policiais fazendo rondas ostensivas diariamente. A finalidade é coibir assaltos a pessoas e pontos comerciais. De acordo com o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos (4º BPM), Edwaldo Viana, será intensificado o número de blitz e rondas.
A polícia militar conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, porém o comandante da PM falou que as instruções dadas aos efetivos não foram de aplicação de multas, como por exemplo, pela falta da carteira de habilitação, mas a tentativa de evitar assaltos e prender bandidos.
“A violência tem crescido muito e nós temos que unir forças com a polícia civil, rodoviária federal, sociedade civil organizada, porque se não for essa organização, nós não iremos combater essa violência. A polícia não estar preocupada em punir quem está com a carteira atrasada, a questão de imposto não é comigo, é com a Fazenda”, explicou.
O número de oficiais que irão para as ruas será o dobro do que atua rotineiramente, afirma Viana. Ele conta que não há como deixar esse quantitativo diariamente porque não há oficiais suficientes. Esse reforço para o final de ano, é de policiais que atuam na parte administrativa.
A polícia fez também a distribuição de panfletos para a população para instruir os cidadãos dos cuidados de segurança a serem tomados, principalmente no uso do celular em ruas movimentadas, o cuidado ao portar bolsas, por exemplo.
A operação tem início hoje (06) e segue até o dia 02 de janeiro de 2017. O lançamento do projeto aconteceu nesta manhã na Praça Félix Pacheco.
Com informações do Portal O Povo
Fotos: Daniela Meneses