Matéria / Cidades

Câmara de Santana do Piauí encerra quadriênio legislativo com sessão

A última sessão ordinária do quadriênio legislativo foi realizada na noite desta sexta-feira (09) com o plenário lotado.

10/12/2016 | Edivan Araujo
/

Com o plenário praticamente lotado, a Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (09) a sua última sessão legislativa de 2016 presidida pelo vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PTB, que contou ainda com o comparecimento de oito dos nove vereadores que compõem a casa.

Na última sessão do ano não houve pauta para ser votada e nem apreciada, pois a única que tinha foi votada e aprovada na sessão passada do dia (02), que foi a Lei de Diretrizes Orçamentária para o ano de 2017 enviada pelo poder executivo municipal, que foi aprovada por unanimidade e já sancionada e publicada pelo atual gestor Ricardo Gonçalves (PMDB).

Na abertura dos trabalhos o presidente concedeu o uso da palavra ao presidente municipal do PC do B de Santana do Piauí, Assizinho do Acordeom que aproveitou a ocasião para agradecer a população santanense a sua votação nas eleições municipais de 2016, onde o mesmo foi candidato a prefeito embora não tenha logrado êxito, mais que enalteceu a vitória nas urnas do prefeito eleito Chico Borges, e disse que espera que o mesmo faça uma boa administração, pois o município precisava de mudança, e ela aconteceu trazendo novas esperanças a população local, disse ele.

Assizinho do Acordeom

Na sessão desta sexta ainda compareceram a vice-prefeita eleita professora Maria José (PP), o ex-prefeito e futuro secretário municipal de Saúde de Santana Deusimar Borges Leal, o advogado Dr. Levi, lideranças políticas e muitos populares.

A primeira a usar a tribuna da câmara foi a vereador Francinauva Leal (PSB) que fez um resumo de seu mandato durante os últimos quatro anos frente ao legislativo. Inicialmente a parlamentar agradeceu a população pela confiança dada ao seu mandato que estar se findando, bem como aos seus colegas de trabalho pelos debates e discussões nas sessões onde se buscava o melhor para o povo santanense.

Vereadora Francinauva Leal (PSB)

A vereadora disse que apesar de não ter sido reeleita vai continuar militando na política e que se coloca a disposição da população para qualquer necessidade que possa contribuir. Ainda em sua fala a vereadora destacou seus requerimentos que foram apresentados e aprovados nas sessões, e acredita que cumpriu o seu papel como legisladora em prol da população. Para finalizar a parlamentar desejou sucesso a futura administração do prefeito eleito Chico Borges juntamente com sua futura equipe, e que espera novos dias promissores em Santana, disse ela.

A vereadora Ieda Leal (PMDB) a segunda a falar na tribuna disse que sai da política com a sensação do dever cumprido, a mesma agradeceu ao seu esposo que foi vereador na câmara de Santana onde a mesma é atualmente, e que deixa um legado o seu sobrinho Vinícius que foi o mais bem votado e eleito vereador, o que mostra que o seu trabalho atingiu seus objetivos, ou seja, a população santanense compreendeu perfeitamente.

Vereadora Ieda Leal (PMDB)

A parlamentar falou também da boa convivência que teve com seus colegas de bancada na câmara, e que espera que os próximos vereadores possam exercerem seus mandatos representando bem a população. Ela aproveitou para agradecer ao prefeito Ricardo Gonçalves com que teve um bom entendimento e acredita que o mesmo tenha feito uma boa administração no município. Para finalizar Ieda parabenizou o presidente da câmara Chico Borges pelo seu trabalho frente ao poder legislativo durante os últimos quatro anos, e que espera que o mesmo faça uma boa gestão frente ao poder executivo municipal.

O vereador João Chico (PSB) que também estar deixando o mandato após 16 anos como vereador, agradeceu a população pelos quatro mandatos consecutivos e disse que deixa a câmara com a sensação do dever cumprido, e que espera que os novos vereadores possam desempenha um papel fundamental que é de trabalhar pelo povo que lhe confiaram um mandato.

Vereador João Chico (PSB)

O mesmo desejou sucesso aos seus colegas que estão deixando o mandato e que não conseguira se reeleger, mais que vão continuar militando na política local. O mesmo desejou sucesso ao prefeito eleito Chico Borges, e disse que acredita que ele fará uma boa gestão, pois sua equipe é formada por pessoas competentes e que tem tudo para dar certo, disse ele.

O vereador Raimundo Honorato (Mundinho) do PTB, falou que espera que Chico Borges possa fazer uma boa administração ao contrário da atual que tem um péssimo diálogo com a câmara municipal, pois sempre ignorou os vereadores, e pouco atendia os requerimentos apresentados e aprovados por eles.

Vereador Mundinho (PTB)

Mundinho disse ainda que pretende dar continuidade ao seu trabalho como vereador principalmente em prol das comunidades. “Estamos muito otimista, pois acreditamos que a partir de janeiro do ano que vem a nossa cidade possa crescer e se desenvolver com a nova gestão municipal que tem tudo para dar certo”, frisou ele.

Já o vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB) em seu discurso na tribuna da câmara disse que estava feliz em poder terminar o ano de 2016 com paz, saúde e alegria em seu coração, ao mesmo tempo em que agradeceu a população santanense pela oportunidade de ter lhe dado um segundo mandato na câmara, e que vai procurar desempenhar com honradez e responsabilidade.

Vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB)

O vereador disse ainda que muitos foram os desafios durante os quatro anos de seu mandato, mais que considera que tenha cumprido com o seu papel no legislativo. O mesmo disse ainda que o presidente Chico Borges desempenhou um brilhante mandato frente à câmara, e que acredita que o mesmo fará ainda melhor frente a prefeitura municipal do qual foi eleito prefeito, e aproveitou para agradecer a população pelo apoio dado e que vai continuar trabalhando pelo desenvolvimento do município.

 Para o vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) do PR que reassumiu seu mandato após o afastamento por 90 dias para cuidar de sua saúde, disse que deixa a política de maneira muito triste e frustrado, pois para ele foi decepcionante principalmente quando se tratou do diálogo entre a câmara e a prefeitura, onde o prefeito atual Ricardo Gonçalves por muitas vezes ignorava os parlamentares santanenses.

Vereador Chico Pedro (PR)

Segundo Chico Pedro, não se pode existir gestão plena onde o poder executivo deixe de lado o parlamento fazendo de conta que não existe. O mesmo informou que deixa a política sem sentir saudade, e que foi uma experiência frustrante, mais que procurou honrar com seu mandato até o final. “Espero que a futura gestão do prefeito eleito Chico Borges possa dar uma cara nova a nossa cidade, e que melhores essa comunicação com os vereadores, pois ele é um jovem que tem vontade de trabalhar e como presidente fez um excelente trabalho na presidência da câmara, e espero que ele faça ainda melhor juntamente com sua equipe na prefeitura”, frisou ele.

O vereador Franciscquinho (PSD) que também estar deixando a câmara, agradeceu a população pelo tempo que ficou no poder legislativo onde procurou desempenhar seu papel como um bom legislador, e que durante os quatro anos procurou trabalhar pelo bem do município sem pensar em partido e situação econômica da população, mais sim, nas suas necessidades.

Vereador Francisquinho (PSD)

O mesmo disse que estar encerrado o seu ciclo na política, não será candidato a mais nada, mais que continua a disposição da população naquilo que o mesmo puder ajudar ao seu modo podem contar com ele.

Francisquinho disse ainda que espera que Chico Borges e Maria José possam fazer uma boa administração a partir de janeiro do ano que vem, pois como presidente da câmara o mesmo mostrou sua competência, sua organização e segurança naquilo que faz, então terá tudo para desenvolver um bom trabalho, disse o mesmo.

Chico Borges começou seu pronunciamento na tribuna da câmara falando que existe uma grande expectativa quanto ao seu futuro mandato de prefeito a partir de janeiro, e que espera poder trabalhar com responsabilidade, humildade para não decepcionar a população, pois estar formando uma equipe composta de pessoas competentes e que certamente fará uma administração voltada para a população, e disse que espera que o povo possa lhe cobrar, pois só assim poderá ver o que estar sendo feito de maneira correta ou não.

Vereador Chico Borges (PTB)

O mesmo disse que aprendeu muito com os seus colegas na câmara durante seus dois mandatos de vereador, e como presidente termina ajudando para o seu novo desafio embora saiba que as dificuldades são maiores ainda.

O presidente fez uma pequena prestação de contas de seu mandato como presidente da câmara falando desde da reforma do prédio do poder legislativo até os bens adquiridos e que hoje mudaram a cara do plenário, isso também graças ao apoio dos seus colegas de bancada. O mesmo disse que pretende ter um bom diálogo com os vereadores principalmente no atendimento aos requerimentos aprovados em plenário, e aqueles que não deem para atender mais dar uma satisfação para o parlamentar como uma forma de reconhecer o trabalho do edil.

 

Finalizando sua fala Chico Borges agradeceu o apoio da população durante seu mandato principalmente aqueles que sempre estiveram presentes nas sessões, e mais aqueles que lhe apoiaram e lhe deram um mandato de prefeito que começará em janeiro de 2017.

Logo após o encerramento da sessão a câmara ofereceu um coquetel a todos os presentes como forma de agradecimento, e reconhecimento da parceria entre poder legislativo e população.

 

 

Facebook