Por José Maria Barros
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, deputado licenciado José Icemar Lavor Néri, o Nerinho (PTB), assumiu a articulação da candidatura do vereador eleito Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha (PTB), à presidência da Câmara Municipal de Picos.
O parlamentar, que antes estava atuando apenas nos bastidores, faltando dez dias para a eleição, decidiu assumir de vez a articulação da candidatura de Chaguinha ao comando do legislativo picoense. Outros dois candidatos estão na disputa pelo cargo. O atual presidente Hugo Victor Saunders Matins (PMDB), que concorre à reeleição e José de Arimateia Luz, o Maté (PSL).
No dia (21) de dezembro, o deputado Nerinho esteve em Picos e ao longo do dia e parte da noite, se encontrou com diversos vereadores, tanto da base, como da oposição ao prefeito reeleito Padre Walmir Lima (PT). Nas conversas, o parlamentar confirmou que Chaguinha continua candidato a presidente da Câmara de Picos e pedia o voto para o petebisba.
Articulação
Em sua visita a Picos, a primeira conversa do deputado Nerinho foi no dia (21), pela manhã, com o vereador Maté (PSL), que também é candidato ao comando do legislativo. O encontro, à portas fechadas, contou também com a presença de Chaguinha e a pauta foi a eleição para a presidência da Câmara, que acontecerá dia 01 de janeiro de 2017.
No início da tarde do dia (21), Nerinho se encontrou com o prefeito Padre Walmir e com o presidente da Câmara e candidato a reeleição Hugo Victor (PMDB). A reunião foi no gabinete do gestor e na ocasião, o deputado confirmou que Chaguinha é candidato.
O Padre Walmir, por sua vez, reafirmou seu apoio à candidatura à reeleição do atual presidente Hugo Victor, ressaltando ainda que a nomeação do novo secretariado somente acontecerá após a definição do comando no legislativo.
Ainda dia (21), Afonsinho confirmou que realmente foi procurado pelo deputado Nerinho, mas de pronto, descartou apoio à candidatura de chaguinha. “Disse na oportunidade que meu candidato é Maté, mas se por acaso ele desistir, eu serei candidato à presidente”- afirmou.
Outros vereadores também foram procurados como Valdívia Mrtins Santos Silva (PRP), José Jaquim de Monteiro, o Dedé Monteiro (PPS); Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP) e Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB).