Matéria / Cidades

Agricultores de Santana do Piauí receberão sementes de milho e feijão

Participaram da solenidade de entrega, o prefeito Padre Walmir Lima (PT), a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma

20/01/2017 | Edivan Araujo
/

Por Paula Monize

Na tarde desta quarta-feira (18), agricultores, representantes de sindicatos e secretários de 24 municípios da região de Picos receberam sementes de milho e feijão, mudas de caju e raquetes de palma forrageira. Uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Picos marcou a entrega dos materiais que ocorreu de forma simbólica.

Participaram da solenidade de entrega, o prefeito Padre Walmir Lima (PT), a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o deputado federal Assis Carvalho (PT), o diretor-técnico da Emater, Clébio Coutinho e  demais prefeitos da região.

As sementes e mudas foram destinadas pelo Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) aos agricultores familiares piauienses. A meta é atingir pelo menos um terço da demanda.

Para a região de Picos foram entregues 7 mil e 800kg de sementes de milho; 21 mil e 600kg de sementes de feijão; 300 mil mudas de caju e 100 mil raquetes de palma forrageira. A distribuição será feita pela Emater atendendo critérios específicos de cada município. Após distribuídas as sementes e mudas, os secretários municipais junto aos delegados sindicais farão a entrega individual aos agricultores.

O secretário de Agricultura de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, destacou que apesar da quantidade de sementes ser inferior a demanda existem esforços concentrados para que a distribuição transcorra da melhor maneira possível.

 “Santana do Piauí foi contemplada com mil quilos de sementes, sendo 800 quilos de feijão e 200 quilos de milho. Nós da Secretaria faremos uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para que a distribuição ocorra de uma forma para que os beneficiados sejam melhor atendidos”, frisou Netinho.

O secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Lima, esclareceu que a quantidade de sementes foi diminuída em razão de entidades parceiras não terem feito as destinações previstas. Segundo ele, em caráter emergencial e alternativo, o Governo conseguiu uma quantidade satisfatória a ser entregue aos agricultores.

“Feito a distribuição para atender um terço dos produtores familiares de cada município na proporção de cinco quilos por produtor de milho e feijão. Isso é parte de uma estratégia de melhorar o início de plantio, mas não podemos substituir 100% das sementes. No caso do milho, o Governo Federal não cumpriu com a entrega de 300 mil quilos de milho”, disse o secretário.

A entrega das sementes deve ser feita nos próximos dias em Santana do Piauí. De maneira isenta, os agricultores beneficiados com as sementes serão comunicados para receberem o material.

Fonte:Ascom

Facebook