Matéria / Educacao

Novo ciclo do PAR deverá ser disponibilizado a partir do final de março, diz Rejane Dias

Educaçao

02/02/2017 | Edivan Araujo
/

Por Maurício Exemberger de Brasília

A secretária da Educação, Rejane Dias, preocupada com a melhoria das escolas do Piauí, do ponto de vista da infraestrutura física, inclusive dos municípios, reuniu-se com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, com o propósito de solicitar a imediata liberação do novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR), 2016-2019. “O presidente do órgão anunciou, durante o encontro, que o PAR será disponibilizado, para Estados e municípios, a partir do final de março deste ano”, informa a secretária.

“Essa é a previsão. Sem a liberação não haverá novos recursos para os próximos quatro anos”.

Trata-se de uma notícia aguardada com grande expectativa tanto pelos secretários estaduais de Educação quanto pelos prefeitos, tendo em vista que o último ciclo encerrou-se há bastante tempo, em 2014. “Tenho recebido na Seduc-PI vários prefeitos preocupados com a demora na abertura do PAR. Relatam que têm recebido escolas em situação muito precária e que precisam de recursos financeiros para começar as reformas.”

O Plano de Ações Articuladas é o conjunto de ações, apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa ao cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC e o ente apoiado.

Facebook