A Prefeita da cidade de Santana do Piauí Maria José de Sousa Moura (Mazé) do PP participou na noite desta sexta-feira (10) da abertura do ano legislativo da Câmara Municipal, onde na oportunidade a gestora apresentou sua mensagem para o povo santanense para o exercício de 2017, traçando suas prioridades e mostrando como vai trabalhar pela população.
Durante sua fala na tribuna da Câmara Maria José falou um pouco das dificuldades encontradas na prefeitura logo que assumir em 1º de janeiro desse ano, bem como o que teve que fazer logo de início para tentar organizar a casa para que a administração pudesse começar a andar, apesar dos obstáculos encontrados.
Maria José deu como referência para mostrar como encontrou a prefeitura de seu intercessor, uma dívida acumulada de mandatos anterior numa ordem de mais de R$ 3 milhões de reais com a Eletrobrás, e que por isso alguns prédios da administração pública estão com a energia cortada, e que só voltará a ser religada quando a prefeitura negociar com a empresa.
Na área da saúde a prefeita falou das mudanças implementadas na questão do atendimento médico que passou a ser de 20:00h atendendo semanalmente 32 pessoas sendo duas para atendimento de urgência, e na zona rural do atendimento quinzenal para ser uma vez por semana, o que mostra o avanço na pasta nesses primeiros 40 dias de mandato.
Na Educação a prefeita colocou como uma das metas a elevação do nível do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); o combate à evasão escolar e a defasagem idade-série; e a alfabetização de jovens e adultos. Será meta para 2017; capacitação de professores. Aos Professores ela deixou a mensagem de que, no ano de 2017, buscara o constante diálogo com a categoria, a fim de resolver os problemas identificados no início da Administração.
Prefeita Maria José com os nove vereadores
Ainda segundo a prefeita Maria José (PP), outro ponto que ela pretende manter atualizado é quanto ao pagamento em dia do funcionalismo público, para tanto, a Secretaria Municipal de Administração em seu primeiro mês de atuação, desenvolveu sobretudo ações de cunho organizacional, tendo em vista a necessidade de prestação de serviços pautados na legislação vigente.
Plenário da Câmara estava lotado
Maria José falou também que pretende ter uma boa relação administrativa com os vereadores, pois entende que eles podem contribuir muito com a sua gestão, e disse que espera que o presidente da Câmara Geosmar Pedro de Aquino (PSD) compreenda esse momento por que passa o município e trabalhe de maneira harmoniosa com administração municipal como ela pretende fazer da mesma forma, frisou.
Veja abaixo o discurso na integra da prefeita.
Excelentíssimo Senhor Presidente desta Câmara Municipal, Vereador Bau;
Excelentíssimo Senhores Vereadores Membros da mesa Diretora desta Casa Legislativa;
Excelentíssimos Senhores vereadores;
Excelentíssima Senhora vereadora;
Senhores Secretários Municipais e demais servidores da Administração Municipal do município de Santana do Piauí;
Senhoras e senhores aqui presentes; boa noite!
É com muita honra que encaminho, pela primeira vez, neste mandato que ao nosso inesquecível e eterno prefeito Chico Borges, e a mim foi concedido pelo povo de Santana, esta mensagem por ocasião da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal do nosso município.
Importante, também, destacar que esta oportunidade é a ocasião que tenho para detalhar os planos com vistas ao exercício que se inicia e reafirmar a importância da convivência harmônica entre os poderes, princípio básico da democracia, visando a garantia dos interesses do nosso povo.
É essa relação harmônica entre o Poder Executivo e Legislativo que buscarei ver prosperar, cada vez mais, durante os próximos quatro anos, com vistas à obtenção de benefícios para a população e iniciativas que promovam a melhoria da nossa amada Santana.
Porém, o ano de 2017 será de muito trabalho frente às adversidades que se desenham.
Meus senhores todos são conhecedores da forma que assumi o Município de Santana em meio a dor da perda daquele que foi eleito como prefeito e assim será sempre por todos nós invocado como O ETERNO PREFEITO CHICO BORGES, os desafios são muitos mas a presença da força espiritual do homem integro, honesto, simples, sonhador e comprometido com uma Santana melhor para todos é a força que me move a cada dia para enfrentar de cabeça erguida o projeto que juntos traçamos. Por isso afirmo mas uma vez com você meu eterno prefeito CHICO BORGES trabalharei sem cessar por nossa amada Santana na certeza de estamos juntos atendendo o anseio do nosso povo, eu aqui e você ai do outro lado enviando sua luz positiva e sua força inovadora a me guiar rumo a tudo que planejamos e sonhamos para Santana. Excelentíssimos senhores Vereadores, Estimados Secretários Municipais, meus senhores e senhoras chegamos ao poder executivo do nosso municípios em meio a um estado de calamidade administrativa, cortes de energias pela ELETROBRÁS em todos os órgãos do município; funcionários da saúde e educação com seus salários atrasados. Dessa gestão não existe salários atrasados.
Em meio a tudo isso, não cruzamos os braços diante da crise. Foram necessárias medidas austeras, duras, no âmbito da Administração. Medidas impopulares, mas que visam uma necessidade de organização para que o município ande.
A Gestão anterior deixou inúmeras dívidas em completa afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Toda a cidade é conhecedora do colapso financeiro e administrativo no qual foi deixada a Prefeitura de Santana. Postos de Saúde sem o funcionamento devido, as máquinas e equipamentos dos postos bastante danificados.
Além dos problemas comuns que temos enfrentado diariamente, ainda recebemos esse legado que hoje trago ao conhecimento desta Casa Legislativa.
Com isso, 2017 é um ano de inúmeros desafios. Mas é o momento de seguir em frente, de olhar para o futuro, de reconstruir nossa cidade, fazendo-a mais democrática, humana e justa, com políticas públicas dedicadas especialmente ao resgate dos serviços básicos à população e à recuperação da infraestrutura do Município.
Todavia, mesmo diante das dificuldades, esta gestão está fazendo e vai continuar a fazer a sua parte visando assim o bem estar da nossa gente.
Vamos trabalhar com firmeza. Atendendo a todos indistintamente, mas também precisamos de parcerias. A prefeita e nem ninguém anda sozinho.
Minhas senhoras, meus senhores.
A atual gestão está lutando diariamente para transformar essa realidade. Porém, as mudanças que almejamos não deverão ocorrer de imediato. É um processo gradativo, que se fará com muito trabalho e dedicação. Aos poucos, as mudanças começarão a ser percebidas.
Do nosso empenho e do nosso trabalho surgirá uma SANTANA redescoberta, pronta para crescer e se desenvolver a partir deste ano de 2017.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
AVANÇOS
ESTRUTURAL
01 foco para realização de citologia (prevenção)
01 Otoscopio
01 detector fetal
02 Kit medidor de glicose
EM ANDAMENTO
NA EDUCAÇÃO
Nossa meta será a elevação do nível do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); o combate à evasão escolar e a defasagem idade-série; e a alfabetização de jovens e adultos. Será meta para 2017; capacitação de professores;
Aos Professores deixo a mensagem de que, no ano de 2017, buscarei o constante diálogo com a categoria, a fim de resolvermos os problemas identificados no início da nossa Administração
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
OBJETIVO
Promover e garantir aos usuários e suas famílias a oferta de serviços, programas e projetos sociais de forma continuada e segura por meio de um conjunto de ações de iniciativa pública, assegurando assim o atendimento às suas necessidades básicas.
AÇÕES
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
A Secretaria Municipal de Administração de Santana do Piauí, gestão 2017-2020, em seu primeiro mês de atuação, desenvolveu sobretudo ações de cunho organizacional, tendo em vista a necessidade de prestação de serviços pautados na legislação vigente.
Sendo assim, foram executadas as seguintes atividades:
ORGANIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO INTERNO DA SECRETARIA: cada funcionário vinculado a este setor possui uma área de atuação própria, sendo condizente com a estrutura administrativa prevista em lei.
MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ATRAVÉS DA INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS: foi implantado um novo sistema de controle dos recursos humanos, que garantirá agilidade na prestação de informações tanto aos servidores quanto às entidades públicas.
PAGAMENTO ATUALIZADO DE SERVIDORES PÚBLICOS: no que compete ao exercício 2017, todos os funcionários estão com salários em dia. Em seguida, será criado um calendário de pagamento, de forma a trazer maior segurança financeira aos mesmos.
CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS: obedecendo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e em estreita articulação com a Comissão Permanente de Licitação, estão sendo licitadas as empresas prestadoras de serviços, as quais são fundamentais para a manutenção da Administração Pública. Ao mesmo passo e mediante necessidade, novos servidores estão sendo contratados, dando suporte ao quadro de funcionários efetivos do município.
PROTOCOLO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: onde há formalização de todos as solicitações à Prefeitura Municipal e direcionamento adequado, conforme necessidade.
MANUTENÇÃO DE TRANSPORTES OFICIAIS: tendo sido feita a recuperação da frota para que pudessem ser utilizados com segurança.
REESTABELECIMENTO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA E DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA: tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município.
Além disso, é necessário frisar que a Secretaria de Administração conta ainda com o planejamento de ações, no qual buscaremos: promover treinamento e desenvolvimento dos funcionários; coordenar as atividades de manutenção, preservação e guarda do patrimônio municipal; estabelecer controle do Almoxarifado; e, manter a transparência das informações.
AGRICUTURA
O desafio para 2017 é imensurável, diante da seca que todos os anos nos assola.
OBJETIVO
Desenvolver ações que garantam a subsistência da agricultura familiar, beneficiando os produtores santanenses bem como ampliar a economia produtora do município.
Reafirmo aos senhores e senhoras aqui presentes, que diversas ações como essas já citadas serão desenvolvidas com firmeza em 2017 e nos anos seguintes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Peço a parceria e a paciência da população, pois este ano, será de organização da Máquina Administrativa e de estruturação das condições para o salto de qualidade que Santana do Piauí necessita dar.
Nosso município vive uma crise de “múltiplas dimensões” (econômica, política e social). No lado econômico, a saída é combater os problemas herdados pelo governo da administração anterior, que deixaram um “pesado saldo negativo no lado fiscal da economia. O caminho para o futuro é encarar, sem rodeios e sem medo, os problemas encontrados para ter uma gestão eficiente, que corresponda às legítimas expectativas dos santanenses.
Este ano será de muito trabalho, e peço a todos os santanenses, que ingressem nessa luta que se iniciou em 1º de janeiro e que visa a construção de uma Santana melhor para todos. O prefeito Chico Borges nos confiou uma missão.
Para isso, espero contar, sem dúvidas, com o apoio solidário desta Casa, com o discernimento e a maturidade política de todos os Vereadores e Vereadora, para enfrentarmos, juntos, as adversidades que se apresentam e buscarmos as melhorias que a cidade de Santana necessita.
Uma Boa noite a todos, Um ano de muita Paz e desenvolvimento!
Muito obrigado!