Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Santana abre ano legislativo de 2017

A sessão aconteceu na noite desta sexta-feira (10) sob a presidência do vereador Geosmar Pedro de Aquino

11/02/2017 | Edivan Araujo
Plenário da Câmara / Foto:AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí abriu os trabalhos legislativos de 2017 na noite desta sexta-feira (10), a primeira seção ordinária do ano e contou com a presença dos nove vereadores eleitos além da prefeita Maria José de Sousa Moura (PP).

Após a abertura dos trabalhos feita pelo presidente da casa, Geosmar Pedro de Aquino (Bau) do PSD, o mesmo concedeu a palavra para a prefeita Maria José ler a mensagem do executivo municipal destinada para todos os santanenses.

No pronunciamento da prefeita Maria José (PP) ele fez questão de destacar o momento vivido pela prefeitura municipal e os desafios que tem enfrentado diante da situação de calamidade em que se encontra o poder executivo. No entanto, fez questão de ressaltar que os obstáculos não têm sido motivos para desânimo na caminhada à frente do comando de Santana do Piauí.

Prefeita Maria José (PP)

(Abaixo mensagem de Maria José. Por Paula Monize/ASCOM)         

Antes de iniciar a leitura da mensagem, a prefeita solicitou que fosse feito um minuto de silêncio em homenagem à memória do eterno prefeito Chico Borges.

Em suas palavras, a prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) destacou o momento de desafios que tem enfrentado diante da situação de calamidade em que se encontra o município. No entanto, fez questão de ressaltar que os obstáculos não têm sido motivos para desânimo na caminhada à frente do comando de Santana do Piauí.

“Meus senhores, minhas senhoras, sabemos que estes quarenta dias de gestão tem sido marcado por muitos desafios. Encontramos um município que estava com pagamentos atrasados dos servidores da Saúde, Educação. O que fizemos? Pagamos em dias os salários que competem a gestão atual e estamos dialogando com as categorias para solucionar o problema da melhor maneira possível. Temos procurado honrar aquilo que era o compromisso meu e de Francisco Borges, servir bem a população santanense, e tenho certeza que continuarei firme neste propósito”, enfatizou a prefeita.

Em outro trecho da mensagem, a prefeita apresentou a assembleia presente as ações já desenvolvidas pela equipe de governo nestes 40 dias de gestão.

“Nestes quarenta dias de gestão temos já realizado diversas ações em prol do desenvolvimento dos santanenses. Entre as principais estão o aumento da carga horária dos médicos que resultou também no aumento no número de atendimentos; o funcionamento em tempo integral dos Postos de Saúde. No âmbito da Agricultura foram entregues sementes, mudas de caju, reparos no abastecimento de água dentre outras ações. Na Administração efetuação do cadastramento de todos os servidores e pagamento em dia dos funcionários. Alvarás agora podem ser retirados em Santana, porque nosso escritório é aqui e não em Picos. Na área da Assistência Social atualização e adesão aos programas sociais, renovação dos Conselhos e planejamento das atividades. Na Educação o objetivo é aumentar os índices do IDEB, diminuir a evasão escolar dentre várias ações que já estão sendo executadas como a formação de professores”, relatou Maria José de Sousa Moura.

Marcos Vínícius (PMDB)                                

O vereador estreante Marcos Vinícius (PMDB), ao usar a tribuna, agradeceu a confiança do povo santanense depositada em seu nome e assegurou que quer corresponder às expectativas da população.

O parlamentar destacou a importância do legislativo para a sociedade santanense, e disse que a câmara é um órgão fiscalizador e elaborador de projetos em prol do município.

Marcos Vinícius finalizou dizendo estar sempre acessível a toda comunidade santanense.

Mundim (PTB)                                      

O vereador Raimundo Honorato de Moura, o Mundim (PTB), diante da prefeita Maria José, reconheceu a crise econômica pela qual o município atravessa e disse acreditar na competência da atual gestão para superar mais esse desafio.

Citando o prefeito eleito Chico Borges, morto no último dia 1º de janeiro, vítima de acidente de trânsito, Mundim disse que o líder político, que também já esteve como vereador e presidente daquela casa, era seu amigo pessoal. Na oportunidade o parlamentar se comprometeu em honrar os compromissos assumidos com o prefeito eleito em prol do município.

“Serei sempre seu aliado político, descanse em paz mau amigo”, finalizou Mundim.

Bodó (PSB)

Egivan Miguel, o Bodó (PSB), reconheceu ter chegado à câmara, na condição de vereador, graças à vontade de Deus e disse sentir-se vitorioso.

O parlamentar defendeu que a população fiscalize e cobre as ações dos parlamentares para que o município possa crescer e se desenvolver.

Bodó aproveitou a oportunidade e solicitou da prefeita Maria José e do secretário municipal de saúde, Deusimar Borges, a substituição de vidros quebrados de portas e janelas do posto de saúde do povoado Barro. Reconhecendo que a deterioração em questão aconteceu ainda durante a gestão anterior, o vereador justificou que sua reivindicação tem o objetivo de prevenir acidentes com quem frequenta aquele local, especialmente crianças.

“Serei aqui na câmara um fiscal do município, por isso estou fazendo mais essa reivindicação à prefeita Maria José, até por que já fui atendido por ela em outra ocasião”, reconheceu Bodó.

Erisvaldo Batista (PTB)

Erisvaldo Batista (PTB) agradeceu a Deus e a o povo santanense pela oportunidade de tomar assento na câmara na condição de parlamentar e assegurou que corresponderá aos anseios de todos os munícipes.

Se dirigindo à Maria José, o parlamentar disse estar à disposição para contribuir com a gestão visando o desenvolvimento do município. “Estou aqui apenas reafirmando um compromisso que eu já havia feito com o saudoso prefeito eleito Chico Borges”, lembrou Erisvaldo.

Ao presidente da câmara, Geosmar Aquino, o Bau, Erisvaldo pediu que o mesmo comande a casa legislativa de forma democrática, colocando os interesses do povo do município acima de qualquer pretensão partidária.

Erisvaldo Batista também convidou a população para participar das seções, ao tempo em que assumiu ter chegado à câmara disposto a contribuir com uma legislatura de trabalhos e realizações, sempre presando pela harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo.

Deuzim (PTB)

João de Deus, o Deuzim (PTB) agradeceu a Deus e ao povo pela vitória obtida nas urnas no último pleito eleitoral e se comprometeu em ser um legítimo representante da população santanense na câmara.

“O povo será recompensado em seus desejos e expectativas”, assegurou o vereador.

Ao lamentar a morte repentina de Chico Borges, horas antes de sua posse como gestor, o parlamentar garantiu honrar todos os compromissos com ele assumidos em defesa do município, agora ao lado da prefeita Maria José.

“Estou ciente de minhas responsabilidades como vereador, por isso legislarei em defesa da comunidade e não apenas de quem me elegeu, os interesses da coletividade deverão ser respeitados pela câmara, aqui meu partido é o povo”, destacou ele.

Se referindo à reivindicação de Bodó direcionada à gestão municipal pela recuperação dos vidros de portas e janelas do posto de saúde da comunidade Barro, zona rural do município, Deuzim agradeceu a preocupação do colega, mas disse que também já esteve naquele local juntamente com a prefeita Maria José que lhe assegurou a substituição dos vidros quebrados de forma imediata.

Deuzim concluiu se colocando à disposição da prefeita Maria José no processo de desenvolvimento do município.

Clarete Rabelo (PMDB)

Clarete Rabelo (PMDB) agradeceu a Deus pela vitória obtida nas urnas no último pleito eleitoral e dedicou a conquista a seus eleitores e familiares, acrescentando que na câmara sua família é o povo santanense.

“Não nasci em Santana, mas aqui vivo há 25 anos e, portanto, já me sinto parte dessa grande família santanense”, disse a parlamentar.

Falando de como será sua atuação no parlamento, Clarete destacou que discursará menos e agirá mais, sempre presando pela ética e pela moral.

“Proponho ser sempre acessível ao povo deste município independente de sigla partidária, e como militante na educação, buscarei melhorias para a classe”, destacou Clarete.

Se dirigindo à prefeita Maria José, a vereadora assegurou que todo e qualquer projeto ou requerimento que chegar à câmara em prol do município terá seu voto favorável.

Clarete aproveitou a oportunidade e lembrou que a cerca de quarenta dias o Poço do Jabuti, que abastece parte da Chapada do Barro, estava com problemas em seu equipamento, ao tempo em que agradeceu as providências, já tomadas pela nova administração municipal, no sentido de reestabelecer o funcionamento daquele logradouro público.

Clarete ainda conclamou a população para participar das seções na câmara, de acordo com ela o povo precisa ficar sabendo dos projetos e requerimentos do Legislativo em defesa do município.

Ricardo da Lagoa (PTB)

Ricardo Rodrigues, o Ricardo da Lagoa (PTB) agradeceu a confiança do povo em seu nome, depositada nas urnas no último dia 02 de outubro, e afirmou que suas promessas de campanha serão concretizadas no parlamento. Ricardo também agradeceu à prefeita Maria José, pela indicação para assumir o posto de líder do governo na câmara. “Exercerei a função com empenho e dedicação”, garantiu ele.

O vereador destacou a amizade que mantinha com o saudoso prefeito eleito Chico Borges e disse que ainda estar transtornado com seu prematuro desaparecimento, ao tempo em que apresentou requerimento à casa legislativa solicitando que o plenário da câmara passe a ser chamado: Plenário Francisco Raimundo de Moura. No final da seção a matéria foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares e ovacionada pelo público presente.

O líder governista aproveitou a oportunidade para destacar que áreas como agricultura, saúde, educação, dentre outras, já estão registrando avanços com a nova administração, que conta apenas com cerca de quarenta dias de atividade, ao tempo que parabenizou à prefeita Maria José pelo empenho em pagar o funcionalismo em dia e por sua constante busca por recursos para o município.

Se referindo às estradas vicinais deterioradas pelas chuvas que caíram nos últimos dias sobre município, Ricardo disse ter levado a demanda até a prefeita Maria José e, segundo ele, a gestora já autorizou o maquinário para fazer a imediata recuperação das vias.

Ricardo finalizou pedindo a seus colegas de parlamento que não se oponham a projetos que beneficiem o município.

Antônio de Hercília (PMDB)

Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (PMDB) parabenizou ao colega Ricardo da Lagoa pelo requerimento solicitando que o plenário da câmara leve o nome do ex-vereador e presidente daquela casa, prefeito eleito Chico Borges, para o peemedebista a homenagem é mais do que merecida.

“Chico Borges era meu amigo de longas datas, independente de sigla partidária”. Disse o vereador.

Falando de como será sua atuação na câmara, Antônio de Hercília afirmou que, a exemplo da legislatura passada, continuará trabalhando e representando o povo santanense como um todo e não somente seus eleitores. O parlamentar também pediu a seus colegas de parlamento que trabalhem para que os entendimentos superem as divergências.

Antônio de Hercília também reconheceu que o município passa por dificuldades financeiras e se colocou à disposição para ajudar na superação da crise econômica local.

O parlamentar ainda defendeu a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo em defesa dos interesses do município.

Geosmar Aquino (Bau) - PSD

O presidente da casa Geosmar Aquino (Bau) – PSD saudou a todos em nome do prefeito eleito Chico Borges e disse que a casa legislativa estará sempre aberta aos interesses do povo santanense. O presidente também defendeu a harmonia entre legislativo e executivo, e de acordo com ele só a parceria entre esses poderes garantirá o equilíbrio do município.

Segundo o presidente os noves vereadores que representam a população santanense precisam estar unidos pelo bem do município, sem esquecer do papel que cada parlamentar precisar desempenhar que também é de fiscalizar a gestão municipal, apoiando aquilo que for bom para o povo, e criticando o que estiver de errado.

De acordo com Bau, o importante é olhar para o município como um todo sem partidarismo nesse momento, pois só assim a cidade vai sair ganhando quando todos trabalham com um só objetivo que é de fazer a cidade crescer cada vez mais, disse.

Bau informou ainda que quando colocou seu nome a disposição da população e recebeu a resposta positiva, reconhece também que recebeu uma responsabilidade muito grande que é olhar por cada cidadão santanense.

Sobre a mensagem da prefeita Maria José, Bau disse que gostou da forma como ela falou, o que mostra que ela estar disposta a trabalhar muito pela cidade, além de deixar as portas abertas para o poder legislativo como uma forma de entendimento entre os poderes, e acredita que a partir desse posicionamento da gestora os frutos serão colhidos mais na frente, frisou ele.

Finalizando seu pronunciamento o presidente disse ter ficado bastante satisfeito com o público presente na sessão, e que espera contar com todos eles novamente na próxima sessão no próximo dia (24).

 

Fonte:Santana Hoje

Texto complementar: AgoraED

 

Facebook