Matéria / Educacao

Professores têm até 22 de fevereiro para se inscrever no programa Missão Pedagógica no Parlamento 2017

Para participar é necessário se inscrever, até 22 de fevereiro, no processo seletivo para o curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento"

21/02/2017 | Edivan Araujo
Símbolo da Campanha / Foto: Câmara Leg.

Por Martha Teixeira

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Promovido pela Câmara dos Deputados, o programa é uma capacitação em educação para democracia, voltado para professores de escolas públicas de todo o Brasil.

Para participar é necessário se inscrever, até 22 de fevereiro, no processo seletivo para o curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento", que será realizado no período de 20 de março a 05 de maio de 2017. Para participação no processo seletivo serão disponibilizadas 432 vagas, sendo 16 por Estado e DF, selecionadas por sorteio eletrônico. Os 54 educadores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por Estado e DF, serão convocados para participar do programa.

Os interessados devem atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com os alunos.

Posteriormente, os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, são convocados para participar do programa, que tem carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial com carga horária de 40 horas, que ocorrerá em Brasília no período de 26 a 30 de junho de 2017; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade a distância, que ocorrerá no período de 10 de agosto a 10 de outubro de 2017. 

O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. São privilegiadas as metodologias participativas e vivenciais, como aulas dialogadas, oficinas, simulações e debates. As despesas para participação no encontro presencial em Brasília, passagens áreas, hospedagem e alimentação, são custeadas pela Câmara dos Deputados.

Durante o módulo a distância, os participantes irão desenvolver uma ação de educação para democracia em sua comunidade escolar em consonância com os princípios vivenciados durante a formação e tendo o Poder Legislativo como foco de interesse.

Os participantes que concluírem com êxito o programa receberão, ao fim da formação, certificado expedido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), com carga horária de 120 horas de capacitação.

As inscrições devem ser feitas no site do Programa, onde o edital também está disponível para consulta.

Acesse o site do programa Missão Pedagógica no Parlamento. 
 

Fonte:Seduc

Facebook