Matéria / Cidades

Vereadores pedem em requerimento que governo do estado instale em Picos um Centro de Oncologia

A cancerologia ou cancrologia, também chamada de oncologia, é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando seu tratamento.

17/03/2017 | Edivan Araujo
Vereador Chaguinha / Foto:GP1

Com iniciativa dos vereadores Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha) do PTB, Francisca Celestina (Dalva Mocó) - PTB, e o vereador José Luiz de Carvalho (irmão Zé Luiz) - PTB, ambos apresentaram um requerimento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos realizada na tarde de ontem, quinta-feira (16), onde pediram ao Secretário Estadual de Saúde do Piauí Dr. Francisco Costa e ao deputado Assis Carvalho do PT, a instalação de um Centro de Oncologia na cidade de Picos.

Durante o pronunciamento do vereador Chaguinha (PTB) na tribuna da Câmara, o mesmo defendeu seu requerimento dizendo que como a cidade de Picos hoje atende uma população de quase 63 cidades inclusive algumas do Pernambuco e Ceará, é necessário à instalação de um Centro de Oncologia no município, uma vez que outras cidades como Teresina, Parnaíba e Floriano já estão bem mais adiantadas do que a cidade Modelo em relação da saúde.

O vereador disse ainda que na cidade de Floriano, por exemplo, a cerca de pouco mais de uma semana o feita à primeira neurocirurgia em um paciente, coisa que Picos ainda estar longe de fazer, e para que a cidade não fique mais atrás ainda das demais, que seja implantado logo através do estado esse centro.

“A nossa cidade de Picos ela é gigante no comércio e na arrecadação de impostos, mais na hora dos benefícios eles são transferidos para outros lugares, então é preciso que as autoridades façam alguma coisa nesse sentido”, disse ele.

A cancerologia ou cancrologia, também chamada de oncologia, é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando seu tratamento.

Na oncologia atual é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos (oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, patologistas, radiologistas, etc.), enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, dentistas e muitos outros profissionais, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas.

Facebook