Por José Maria Barros
A Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão de ontem, 23, em segunda votação e, por unanimidade, projeto decreto legislativo concedendo o título de cidadania picoense ao reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Nouga Cardoso Batista.
Na primeira votação ocorrida dia 16 de março, o projeto fora aprovado por maioria, tendo em vista que na ocasião o vereador Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB) anulou o seu voto. O parlamentar escreveu uma mensagem na cédula de votação, o que não é permitido segundo o Regimento Interno da Casa.
O projeto decreto legislativo é de autoria dos vereadores Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha; José Luís de Carvalho e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó, todos do PTB. Eles justificaram a iniciativa ressaltando os serviços prestados pelo homenageado em favor da comunidade picoense, especialmente na área da educação.
Nouga Cardoso Batista é natural do município de Monsenhor Gil, sendo um dos dez filhos de uma família de agricultores. Foi eleito reitor da Uespi no dia 23 de novembro de 2013.
Perfil
Nouga Cardoso Batista é Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em Química Analítica pela mesma instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Trabalhou como professor substituto no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI, onde ministrou disciplinas na área de química geral, química orgânica e aplicada à radiologia. Foi professor efetivo na rede de educação do Estado do Maranhão, onde colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Maranhão, nos anos de 2002 a 2004.
Na UESPI, tem dedicação exclusiva e já exerceu várias atividades. Entre 2001 e 2003 exerceu a função de Coordenador do curso de Licenciatura Plena em Química e no ano de 2004 participou da Comissão de Modificação do Currículo do referido curso.
Foi membro do Colegiado do Curso de Química e do Conselho do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Tem vasta experiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na área da pesquisa privilegiou o ensino e aprendizagem da química.
Exerceu a função sindical, tendo sido presidente da Associação dos Docentes da UESPI- ADCESP e membro da Direção Nacional dos Sindicatos dos Docentes - ANDES.
Na UESPI ainda foi Coordenador Geral do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo local do Babaçu – Projeto GERATEC. Quando foi eleitor Reitor, era Vice-reitor na gestão do professor Carlos Alberto Pereira da Silva.
Fonte:JP Online