Por José Maria Barros
Representantes do Sindicato dos Bancários do Piauí realizaram na manhã de ontem, 23, uma manifestação de protesto contra o fechamento da agência do Banco Itaú, em Picos. O ato aconteceu em frente à instituição financeira com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a medida anunciada.
Anteontem à noite, os sindicalistas reuniram-se na Sala da Presidência da Câmara Municipal de Picos com vereadores e representantes da sociedade civil organizada, no intuito de tentar reverter à decisão anunciada pela direção geral do Banco Itaú.
No início deste mês, a direção do Banco Itaú comunicou para o próximo dia 3 de abril o encerramento das atividades da agência em Picos, que foi instalada em 2011 e conta atualmente com três funcionários e mais de três mil correntistas.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, José Arimateia Sousa Passos, disse que o banco precisa ter mais compromissos com a cidade de Picos, que representa toda uma região em pleno desenvolvimento econômico e social.
“O Itaú, sem nenhuma motivação, resolveu fechar sua agência em Picos e nós não podemos aceitar essa decisão calados. Vamos tentar falar com a superintendência e a direção geral do banco para tentar evitar essa medida extrema, que, se efetivada, será uma enorme perda para toda a grande região” – anunciou o sindicalista.
Segundo José Arimateia, no início de março a direção do Banco Itaú avisou que a agência de Picos seria fechada no dia 3 de abril e os funcionários transferidos para Teresina. “Essa medida causa enormes prejuízos econômicos e gera uma instabilidade para os funcionários, que já estão estabelecidos aqui”- alerta o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí.
Ele garante ainda que o Banco Itaú conta com mais de três mil correntistas em sua agência, em Picos, e que a decisão de fechar as portas não tem justificativa. Por isso, o Sindicato dos Bancários vai utilizar todo o seu poder de mobilização para tentar reverter à decisão.
Membro da diretoria regional do Sindicato dos Bancários, Fábio Neiva conclamou a sociedade de Picos e região a lutarem contra o fechamento da agência do Banco Itaú. Segundo ele, já existe um documento com mais de mil assinaturas se manifestando pelo funcionamento da instituição financeira.
Fonte:JP Online