Matéria / Educacao

Pré-Enem Seduc terá aplicativo para correção gratuita de redações

O evento marca o início das ações para o Enem deste ano.

04/04/2017 | Edivan Araujo
Imagem Reprudução / Foto: Google

Um aplicativo voltado para a correção de redações é uma das novidades para ajudar os estudantes da rede pública do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio do Canal Educação, o candidato poderá enviar suas redações que serão corrigidas por professores especializados e reenviadas aos estudantes. 

A ferramenta será disponibilizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a expectativa é de que 10 mil redações sejam corrigidas no período de maio a outubro deste ano. O dispositivo faz parte do Pré-Enem Seduc 2017, que será lançado nesta quarta-feira (05), no Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. 

O evento marca o início das ações para o Enem deste ano. Na oportunidade haverá a premiação das escolas e alunos que foram destaque em 2016.  

O superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, explicou ao Cidadeverde.com como funcionará a ferramenta de correção, que busca ajudar os candidatos a desenvolver a escrita, além de discutir temas pertinentes e que podem ser cobrados pelo Enem.

“Dentre as ações para este ano, a Seduc vai lançar a ferramenta de correção de redação online, que está disponível no aplicativo para smartphone e tabletes. O aluno que estiver inserido no sistema Pré-Enem Seduc faz o dowload de uma folha, escreve a sua redação, tira uma fotografia, e envia para nós. O professor corrige essa anotação e reenvia para o aluno, detalhando onde acertou e errou”, explicou o superintendente.

Ellen Gera disse ainda que os temas das redações serão divididos em três ciclos a serem trabalhados bimestralmente: maio e junho, julho e agosto, setembro e outubro.   

“Nossa expectativa é de corrigir 10 mil redações. Tanto em 2015 como em 2016, em nossas revisões, nós temos acertado o tema da redação. Dentro desse bimestre, nós vamos não apenas corrigir redações, mas debater o tema”

Revisões 

Outra novidade a ser anunciada será que, além dos canais de televisão, as revisões para o Enem 2017 serão transmitidas por emissoras de rádio e por alguns portais – via internet e redes sociais. 

O Canal Educação também irá disponibilizar as revisões de conteúdos aos sábados e domingos, por meio da mediação tecnológica nas escolas. A Seduc ampliou de 300 para 600 o número de salas equipadas visando atender mais alunos com esse benefício. Em 2017, dez presídios do Piauí contarão com o Canal Educação para a realização das revisões do Pré-Enem aos detentos que farão o exame.

As atividades do Pré-Enem Seduc 2017 terão início no domingo (09), no Atlantic City. 

A Seduc vai realizar uma revisão por mês em Teresina até a data das provas do Enem, que deve ocorrer em novembro. As revisões também serão realizadas no interior do estado, contemplando todas as 21 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Passe Livre

Para garantir que os candidatos da rede pública não terão problemas no deslocamento até os locais de prova, neste ano, mais uma vez, a Seduc irá fornecer o Passe Livre para os dias de prova em Teresina. No interior do estado, a Secretaria também irá garantir o deslocamento dos alunos até os locais de aplicação do exame. No ano passado, essa medida ajudou o Piauí a ser o menor em taxa de abstenção em todo o país.  

Ações contínuas

As provas do Enem serão nos dias 5 e 12 de novembro de 2017, Nessas datas, a Seduc realizará o Dia E, mobilizando os alunos e dando todo o suporte nos locais da aplicação do exame. Após as provas, a Seduc deve iniciar os trabalhos para a condução do aluno ao Ensino Superior com ações voltadas ao Sisu, Prouni e Fies.

 

Fonte: Cidadeverde

Facebook