Por Elza Muniz
Com o objetivo de implementar a prática educativa sob a ótica da inclusão, bem como contribuir na busca de soluções para os problemas ocasionados pela exclusão e desrespeito aos direitos humanos, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire dará continuidade ao curso de "Educação Inclusiva sob uma perspectiva interdisciplinar". O segundo módulo do curso acontece dia 25 de maio, próxima quinta-feira, no auditório do Antonino Freire, das 8 às 18 horas.
No segundo módulo serão tratados os seguintes temas: "Procedimentos metodológicos adotados para alunos infra e superdotados na sala de aula"; "A (des) construção do profissional da educação no contexto da inclusão sob uma perspectiva lúdica" e "Literatura Infantil na perspectiva inclusiva", através de oficinas, palestras, mesa-redonda e debates.
Durante o primeiro encontro foram abordados os "Os aspectos históricos e legais da Educação Inclusiva no Brasil e suas Políticas Públicas", com a advogada Elza Muniz, "Apresentação de estudos de casos e relatos de experiências especiais", com as professoras Ana Célia e Silva Carvalho e Isolda Ferreira Brandão, "A evolução da educação especial no Brasil e no Piauí", com a psicóloga e gestora Viviane Fernandes Faria, além de uma mesa redonda sobre "Educação Inclusiva: Experiências e vivências no cotidiano escolar e extraclasse" com as professoras Sandra Maria Nogueira, Ivoneide Maria Silva Amorim e Adriana Ferreira de Sousa.
Mais de 200 profissionais participam do curso que tem como público alvo gestores, docentes, profissionais da educação da rede pública do Piauí, estudantes e pesquisadores sobre educação inclusiva. O curso é composto por cinco módulos com uma carga horária de 60 horas aula. Os encontros acontecem nos dias 17 e 25 de maio e 09 e 20 de junho e 05 de julho durante todo dia.
Confira toda programação do curso: https://credencial.imasters.com.br/educacaoinclusiva.
Fonte:Seduc