A Câmara de Vereadores de Bocaina realizou seção neste sábado (27) com vários requerimentos dos seus parlamentares, tendo como principal compromisso para o mês de junho a realização de 3 seções, 2 ordinárias e 1 extraordinária, para votação da LDO do município.
De acordo com o Presidente, Luzimar Barros, a expectativa para a votação é grande, pois, será analisado pelas comissões um dos maiores instrumentos do município levando em conta que será a partir dele que o executivo irá gerir as contas e distribuição de todos os recursos que serão recebidos.
“Temos uma importante missão no mês de junho, que a aprovação da LDO, e tenho certeza que após uma grande análise por parte das nossas comissões internas, vamos ter uma votação tranquila e consciente”, ressaltou.
O Vereador Ronivon Silvino apresentou dois requerimentos, neste sábado que solicitam do Prefeito Dr. Erivelto Sá Barros a construção de 3 redutores de velocidade, quebra-molas, no povoado Nova Varjota e também a construção do muro do cemitério da mesma localidade, que se encontra no aberto.
“Venho através desse requerimento solicitar do Excelentíssimo Prefeito, que ele coloque os redutores de velocidade no povoado em virtude do grande tráfego de veículos que existe e que vez ou outra faz com que aconteçam acidentes pela alta velocidade que circulam no local trazendo insegurança e até mesmo perigo para os moradores. E quanto ao cemitério é necessário a reconstrução do muro, pois, estão entrando animais e podem estes danificar os túmulos e também pela própria questão da necessidade de se murar já que ele fica na parte central do povoado”, disse.
Ele também parabenizou o Vereador Vando pela sua iniciativa de indicação de lei para o executivo, sobre a regulamentação dos cemitérios no município.
Ele ressaltou a necessidade de lei para melhor organizar e manter os locais para onde serão levados todos os entes queridos da população que se vão um dia. Parabenizou também o Vereador Ronivon pelos dois requerimentos apresentados no plenário.
Já o Vereador Domingos Macedo começou sua fala cumprimentando a todos e parabenizando o Presidente Vereador Luzimar pela aquisição das 3 novas centrais de ar que foram colocadas no plenário, e parabenizou também, os Vereadores Ronivon e Vando pelos requerimentos e dizendo que apesar de não levar nenhuma solicitação naquele dia gostaria de ressaltar a importância daqueles que foram apresentados.
“Ambos os requerimentos tratam de necessidades do município e são de grande relevância para a população”, disse.
O Vereador Naldo Leão concedeu suas congratulações ao vereador Ronivon e em especial ao vereador Vando pelo pelos requerimentos enviados ao plenário, principalmente pela sua dedicação ao dever para com o povo sendo ele titular de várias iniciativas de requerimentos, solicitações, moções e muitos outros trabalhos mostrando o seu interesse pelo vida, cultura, história e realizações dos moradores da cidade de Bocaina.
“Gostaria de parabenizar o vereador Ronivon pelo seu requerimento e também o vereador Vando que tem se destacado na Câmara sendo ele autor de vários momentos importantes realizados na que augusta casa”, frisou.
Ele ressaltou também a importância de se ter uma lei que regulamenta os cemitérios, já que o município ainda não dispõe de tal regulamento.
A Vereadora Remédios utilizou sua fala para felicitar os requerimentos dos colegas vereadores, de como está lei irá beneficiar a população como um todo e também enaltecendo um ponto importante sobre o requerimento do vereador Ronivon que além dos redutores de velocidade seja colocado também a sinalização adequada, informando os condutores sobre os redutores e velocidade da via.
“Esta indicação de lei para executivo sobre a regularização dos cemitérios é muito importante assim como os redutores de velocidade no povoado Nova Varjota, só que não podemos esquecer da sinalização do local também, pois, se esta não houver projetar-se-á novos acidentes pela falta de conhecimento dos condutores sobre os quebra-molas que serão instalados”, explanou.
O Vereador Zé Filho foi breve em suas palavras, cumprimentando a todos os presentes e parabenizando os 2 colegas pelos seus requerimentos e falou sobre a manifestação que foi realizada pela CRAS do município em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde.
“Este ato realizado pelas secretarias mostra que o executivo está empenhado em combater todos os problemas que vem a assolar a comunidade não resguardando em nenhum momento da sua responsabilidade com a população”, falou.
O Vereador Vando Sampaio utilizou seu tempo para agradecer os parabéns ofertados por todos, seus votos de companheirismo para o com o Vereador Ronivon pelo seu requerimento e ressaltou a importância de se ter uma lei que possa garantir a todos um pouco mais de conforto durante um momento tão triste que é a perca de um ente querido que também é previsto no texto da indicação de lei para o executivo.
“Na lei é prevista a construção de uma capela para atender ao básico das necessidades da comunidade quando tiverem de passar por um momento tão delicado, pois, sabemos que muitas vezes as famílias não tem condições de velar os entes em sua residência pela falta de estrutura e outras coisas, então está terá espaço suficiente para ficar o momento que for necessário dando a sensação de conforto em uma hora tão complexa e triste. Esta iniciativa de lei será enviada ao executivo para que ele avalie e retorne como PL para aprovação nesta casa, onde tenho certeza que será aprovada pelos nobres vereadores”, informou.
E por fim o Vereador Tunico encerrou as falas do dia cumprimentando a todos os presentes e elogiou os requerimentos postos naquela seção, assim como aos vereadores a quem pertenciam e disse que ele também iria levar um requerimento solicitando os quebra-molas para o povoado Nova-Varjota, mas, que em conversa com Ronivon este já o teria pronto e apresentaria na seção.
“Eu conversei com o Ronivon e ele me informou que já tinha preparado o requerimento e que iria apresentar nesta seção, então achei por bem não apresentar o meu já que não há necessidade de dois requerimentos solicitando a mesma coisa, mas que em conversa anterior com o prefeito, já teria tratado do assunto e ele tinha se disponibilizado a autorizar a obra”, disse.
ASCOM / AGORAED