Matéria / Cidades

Santana do Piauí: saúde promove Ação Hiperdia na comunidade Barro

Evento de saúde foi realizado na UBS Francisco Pereira de Brito.

20/06/2017 | Edivan Araujo
A ação social Hiperdia também será estendida às comunidades rurais: Lagoa dos Marcelinos, Lagoa Seca, Engano e Camarada. / Foto: ASCOM / Paula Monize

Na manhã desta terça-feira (19) a Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira de Brito, localizada na Comunidade Barro, zona rural de Santana do Piauí, sediou a ação social Hiperdia. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde que tem por objetivo realizar a triagem da população quanto ao número de diabéticos e hipertensos.

Durante o evento de saúde, os profissionais entre agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiro e médico aferiram a pressão arterial da população, realizaram testes de glicemia, consultas médicas, palestra e ainda foi servido um café da manhã.

A palestra sobre Hipertensão e Diabetes foi ministrada pela enfermeira Elvira Marques da Luz Dias e o médico Leonardo Holanda. Ao final da mesma, os presentes puderam sanar dúvidas, bem como orientações essenciais foram transmitidas pelos profissionais de saúde.

A enfermeira, Elvira Marques da Luz Dias, destacou que a ação social é parte de uma série de projetos a serem desenvolvidos no município que melhorem a saúde local. Ao todo, na comunidade Barro são acompanhados103 hipertensos e 10 diabéticos.

“Fizemos o chamamento da população para fazer a triagem dos diabéticos e hipertensos. A população compareceu em peso ao nosso chamado. Estaremos aqui enquanto houver demanda. É uma manhã de atividades voltadas para a prestação de serviços de saúde”, disse a enfermeira.

O secretário municipal de Saúde, Francisco José de Carvalho, que esteve presente na ação social ressaltou a importância do evento.

“A nossa meta de trabalho é continuar com ações sociais que assistam de forma total a população”, frisou.

A ação social Hiperdia também será estendida às comunidades rurais: Lagoa dos Marcelinos, Lagoa Seca, Engano e Camarada.

Fonte: ASCOM

Facebook