Matéria / Cidades

Sesapi e SMS orientam fluxo de encaminhamento para especialidades

O treinamento ocorre durante esta terça-feira (20), no Centro Estadual de Ensino Petrônio Portela, conhecido Premem.

20/06/2017 | Edivan Araujo
O treinamento ocorreu na cidade de Picos / Foto: Romário Mendes

Com a proposta de orientar a utilização de consultas e exames especializados, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Saúde de Picos (SMS), está capacitando profissionais da macrorregião do Semiárido. O treinamento ocorre durante esta terça-feira (20), no Centro Estadual de Ensino Petrônio Portela, conhecido Premem.

De acordo com a superintendente estadual de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, o Estado vai instalar Centros de Especialidades Médicas (CEM) para atender os municípios divididos em quatro grandes regiões. Em Picos, o CEM funcionará onde hoje é o CAMPI, antiga policlínica, de forma referenciada e  sistematizada junto os territórios dos Vales do Guaribas, Sambito e Canindé.

"Estamos qualificando em relação ao acesso às especialidades, com orientações clínicas para melhorar a racionalidade das consultas e exames com especialistas", pontua a superintendente.

Para a secretária de Saúde de Picos, Maria do Socorro Moura, a proposta é que os profissionais participantes do treinamento capacitem suas equipes de Atenção Básica. "Queremos que as equipes aqui sejam multiplicadoras para que o trabalho melhore", enfatiza.

Entre os participantes, a enfermeira Sânia Elaine avalia a oportunidade como importante para viabilizar os trabalhos. "É de grande valia para os profissionais terem conhecimento sobre as especialidades médicas para facilitar os encaminhamentos, conhecendo as rotinas e facilitando a resolução de problemas dos pacientes", considera.

 

Fonte:Ascom

Facebook