Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mateus,16). Nesta quinta-feira (29) data em que a Igreja Católica festeja o Dia do Apóstolo Pedro, o município de Santana do Piauí celebrou a 79ª Festa de São Pedro. A igreja, localizada no centro da cidade, ficou repleta de devotos oriundos das várias comunidades e paróquias da Diocese de Picos.
A Missa Solene teve início às 9h e marcou o encerramento dos novenários em devoção ao santo padroeiro São Pedro. A mesma foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz, e concelebrada pelo pároco de São José do Piauí, Pe. José Mairton, com transmissão pela Rádio Cultura FM.
Nesta edição, a Festa de São Pedro trouxe como tema “São Pedro, o apóstolo defensor da fé e da coragem”. Durante os 10 dias de novenário a expressão máxima de fé e interação entre os devotos foi uma característica presente.
O Bispo Diocesano, Dom Plínio José da Luz, durante reflexão destacou a missão do apóstolo Pedro para com a Igreja.
“É preciso seguir o ensinamento de São Pedro, conhecer mais e julgar menos. Quando todos desconfiavam de Jesus, Pedro confiou, e foi neste instante que foi confiado a ele a missão de edificar a igreja. Por isto, devemos levar esta mensagem, se não confiamos em alguém, se não a conhecemos não deposite nesta pessoas funções importantes”, disse Dom Plínio.
A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP) lembrou a tradição religiosa da Festa de São Pedro.
"A Festa de São Pedro é um momento de renovação da nossa fé. É uma tradição que vem sendo passada de geração em geração, por isto dentro da Igreja participam da celebração devotos de todas as idades. É também um festa de muita emoção para todos os santanenses e devotos", disse a prefeita.
Procissão
Após o encerramento da celebração religiosa, os devotos de São Pedro seguiram em procissão pelas principais ruas da cidade.
Fonte: ASCOM