O presidente da Associação Nacional dos Apicultores da França, Thierry Durosselle, está em Picos em uma Missão Técnica Internacional, onde se reuniu na manhã desta terça-feira, 04, com representes de cooperativas, associações e empresas de mel da região de Picos.
A visita foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), através do Sesi. O objetivo, segundo o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), João Henrique Sousa, é ampliar a exportação do mel do Piauí e melhorar a sua produção.
“Quando visitei Picos há algum tempo atrás conversei com o pessoal da apicultura e o encontro ficou em minha cabeça. Estive recentemente em Paris tratando de questões ligadas a faculdade do SESI e durante a reunião tive a oportunidade de conhecer o Thierry, ali eu o convidei para vir a Picos para que nós pudéssemos, com a experiência que ele tem, fazer um estudo no sentido de melhorar a qualidade da produção de mel da região”, explicou João Henrique.
O francês irá passar alguns dias na cidade onde irá todas as unidades produtoras de mel, levando seus conhecimentos e ao final produzindo um documento que nos orientará na melhora da qualidade do mel. Thierry visitará as cidades de Santo Antônio de Lisboa e de Isaias Coelho.
Ainda de acordo com João Henrique a visita irá facilitar a exportação do produto para a Europa. “ Não só ele vai proporcionar ensinamentos e experiências que melhorem a produção e a qualidade do mel da região, assim como encontrar abrigos através dele uma oportunidade de exportação do produto. Todos nos piauienses só temos a ganhar com essa visita”.
Roteiro de visitas
Após o encontro no auditório do Picos Hotel, o presidente francês visitou as empresas Campil e Mel Wenzel. Amanhã, ele irá visitar a Casa Apis. Na quinta-feira, 06, a visita acontece a cidade de Santo Antônio de Lisboa e na sexta-feira, 07, ao município de Isaías Coelho
Fonte: Picos 40 Graus