Matéria / Educacao

V SaLiVaG é lançado em Picos

Vários gestores da região de Picos marcaram presença no lançamento do evento que aconteceu na quadra do IMH

27/07/2017 | Edivan Araujo
Lançamento do V SaLiVaG em Picos / Foto: AgoraED

O “V Salão de Livros do Vale do Guaribas – SaLiVaG” – que já faz parte do calendário de eventos da cidade de Picos desde 2013, tem como o objetivo oferecer uma programação voltada para a educação, cultura, lazer e entretenimento, o SaLiVaG também movimenta a economia local.

O lançamento do V SaLiVaG aconteceu na noite desta quarta-feira (26) na quadra do IMH (Instituto monsenhor Hipólito) onde a secretária municipal de Educação de Picos Maria Rosilene Monteiro fez a abertura, e falou das principais atrações para este ano, bem como as novidades que foram implantada e que vai fazer uma grande diferença na educação picoense para os próximos anos.

De acordo com Rosilene Monteiro serão trinta estandes confirmados na tenda principal do evento, onde livreiros comercializam livros com os mais variados temas. Além disso, cidades da região participam trazendo alunos da rede pública municipal. A exemplo dessas, São Luís do Piauí, Sussuapara e Santana do Piauí já confirmaram presença no evento deste ano.

Para a secretária a homenagem do V SaLiVaG de 2017 a Irmã Maria Helena Matias é pelos seus relevantes serviços prestados à educação do município no período em que esteve à frente da direção do Instituto Monsenhor Hipólito – IMH.

O SaLiVaG acontecerá no Estádio Municipal Senador Helvídio Nunes de Barros de 13 a 17 de setembro, e dentre algumas novidades está o projeto da Academia de Letras Escolar Infanto-Juvenil, que será implantado inicialmente em cinco escolas da rede municipal de ensino, juntamente com o projeto do “Cheque Livro”.

Secretária de educação Rosilene Monteiro

Em edições anteriores o SaLiVaG trouxe nomes importantes como Assis Brasil, Fabrício Carpinejar, Lília Diniz, Horácio Almeida, Caco Barcelos, além de shows com Vicente Néri, Jorge Vercillo, dentre outros.

Para esse ano um dos nomes mais conhecidos do Brasil que estará presente é o jornalista Roberto Cabrini, além de muitos outros também de renome nacional, informou ela.

A programação oficial do evento ainda está sendo fechada e será divulgada em breve, bem como o período de inscrições.

O vereador e secretário municipal de Administração Evandro Paturi (Foto ao lado) disse que espera que esse evento desse ano seja superior aos dos anos anteriores, uma prova disso é a programação que já está em fase final, e terá muitos nomes conhecidos dos brasileiros para proferir várias palestras, além de vários lançamentos de livros de escritores inclusive da cidade de Picos.

O secretário ainda destacou a importância da implantação do projeto Academia de Letras Escolar Infanto-Juvenil, através da secretaria municipal de Educação que conta com total apoio do prefeito Padre Walmir Lima (PT), que é um entusiasta da educação pcoense, e que sempre foi um grande apoiador, disse ele.

Evandro Paturi disse ainda que o “V SaLiVaG” já virou uma marca registrada da educação de Picos e que precisa ser dado continuidade, e espera que os futuros gestores continuem esse projetos que só tem engrandecido a educação picoense pela sua estrutura e qualidade, falou.

O prefeito de Picos Padre Walmir Lima (PT) falou que espera um grande público para o V SaLiVaG que acontecerá no mês de setembro, pois segundo ele, a cada ano que passa o evento tem se tornado muito maior por que também conta com a parceria de vários outros municípios da região.

Prefeito de Picos Padre Walmir Lima

O gestor disse também que estava muito feliz em saber que a cidade de Picos é uma das primeiras do Nordeste a implantar o projeto Academia de Letras Escolar Infanto-Juvenil, e que com isso, irá se destacar no cenário da educação brasileira, e lembrou que um estudante da rede municipal ficou em terceiro lugar nas Olímpiadas Brasileira de Educação que aconteceu recentemente, o que mostra a qualidade do ensino no município.

Segundo o prefeito, o V SaLiVaG ficará para a história da educação picoense, e disse que a programação que está sendo fechada terá nomes de personalidades importantes que irá enriquecer as palestras e o vento.

Facebook