Matéria / Cidades

Plenária Municipal de Saúde é realizada em Bocaina

O evento foi feito na Câmara de Vereadores na manhã desta segunda-feira, 07.

08/08/2017 | Edivan Araujo
Plenária Municipal de Saúde em Bocaina / Foto: Ascom

Foi realizada na manhã desta terça-feira (07), uma Plenária Municipal de Saúde em Bocaina, onde foram discutidos pontos e propostas a serem ajustados no Plano Municipal da Saúde, aprimorando ainda mais esse plano que servirá para o biênico 2018 – 2020.

Presentes no evento estavam a Secretária Municipal de Educação Dra. Fátima Sá, o Vice-prefeito Teodoro João Simão, o Presidente da Câmara de Vereadores o Vereador Luzimar Barros, os Vereadores Vando Sampaio e Lianaldo Leão (o Naldo), o Secretário de Saúde Edilberto Dantas Lima, a Sec. de Ass. Social Antônia Leal Barros, a Sec. Gabinete do Prefeito Idaiane Glacineide Leal, a Sec. de Gov. Janine Moura Coutinho, O Secretário de Transportes Dô de Alberto, O Secretário de Meio Ambiente José Airton, o ex-prefeito Gilberto Barros, representantes da Sociedade Civil Organizada e a população em geral.

A Dra. Fátima justificou o não comparecimento do Prefeito Dr. Erivelto Sá Barros, pois o mesmo se encontrava em Teresina a chamado do Estadual Pablo Santos e Ciro Nogueira para assinar convênios para a área da saúde de Bocaina.

Segundo o Secretário de Saúde, Edilberto Dantas Lima, essa discussão tem a participação da sociedade civil organizada, a administração pública e a população em geral para que se possa abranger todos os setores, criando uma saúde pública melhor para todos.

Ele frisou ainda que as propostas discutidas na plenária vão ser inseridas no PMS e servirão como condutor da saúde do município e ao seu final será feita uma conferência para divulgar os índices trabalhados, em quais aspectos houveram mais dificuldades e como fazer para melhorar ainda mais a saúde.

“Estamos discutindo metas de aprimoramento de um plano já existente onde vamos realizar ajustes para este biênio e ao final dele vai ser realizada uma conferência que irá servir para explanarmos os resultados obtidos durante esse período”, falou Edilberto.

A Dra. Fátima Sá, também falou sobre os pontos que foram discutidos na plenária e que servirão como base para transformar a saúde da cidade em um ponto de destaque no município.

“Este evento de hoje trás para nós bocainenses a certeza de uma gestão organizada e que visa melhorar e ampliar a saúde do município em todos os aspectos, o que mostra o nosso compromisso com a população”, disse ela.

O Vereador Vando ressaltou a importância dessa plenária que apresentou alguns dados da gestão da saúde no ano de 2016 e pontos a serem melhorados no biênio 2018-2020. Ele disse ainda que a saúde do município vem bem de acordo com as condições que esta se encontra, pois, há a questão dos recursos que chegam, mas, que logo serão melhorados através das ações da secretaria de saúde e de suas equipes.

“Sabemos da competência do secretário de saúde e apesar de que os recursos que chegam serem de pequeno valor, estes, estão sendo bem gerenciados e o atendimento está a contento da comunidade bocainense”, explanou

Já o Vereador Naldo, disse que esta plenária é de grande importância e que se tratando de saúde e de educação para toda a sociedade existe a necessidade da participação ativa de todos discutindo as suas dificuldades, procurando melhorias e resolvendo os problemas da população que são os que realmente mais necessitam de um acompanhamento de qualidade.

“O secretário Edilberto está trabalhando bem a parte de humanização do setor que realmente precisa deste empenho, porque, as dificuldades existem e estão ali para serem superadas”, indagou.

 O Vice-prefeito Teodorinho falou sobre a plenária que foi realizada, sendo ela uma reunião de ajustes do PMS e que trazem bons resultados, caminhando para um futuro próspero e de grande desenvolvimento.

“O ponto principal é determinar uma melhor qualidade para saúde de Bocaina e vemos com bons olhos os resultados obtidos, tanto na parte administrativa como na parte humana com suas equipes preparadas e empenhadas em atender bem a população”, disse.

 

 

 

ASCOM

Facebook