Por Paula Monise
Na manhã desta terça-feira (08) a Secretaria de Educação de Santana do Piauí realizou uma reunião com diretores das escolas municipais e coordenadores. O encontro teve como temática o “Gestão Democrático na Escola Contemporânea”, ministrado pelo professor Higo Carlos Meneses que possui extenso currículo na área.
Durante a reunião ocorrida no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), os profissionais da Educação compartilharam experiências e pontuaram ações a serem implantadas, como a elaboração de um Regimento Escolar. Os projetos futuros facilitarão o processo da administração dentro da escola.
O professor e palestrante, Higo Carlos Meneses, de forma didática apresentou os principais desafios enfrentados no exercício da gestão escolar, especialmente quando ocorre acúmulo de competências e/ou a supervalorização delas.
“Aqui enfatizamos o papel do coordenador pedagógico a partir do planejamento escolar, a partir do direcionamento dos professores. Além disso, vamos trabalhar o sistema de ensino como todo, como ele se organiza, o que a legislação aponta o papel do gestor e professor, de modo que haja uma organização mais eficaz o serviço público educacional em Santana mais eficiente”, explicou Higo Meneses.
Professor Higo Meneses
No tocante aos desafios enfrentados na gestão democrática, o professor pontuou que o principal deles é que os gestores entendam que a escola possui vida própria.
A secretária de Educação de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, destacou que o planejamento pedagógico foi pensado de maneira segmentada, trabalhando com maior profundidade cada setor que compõe a rede de ensino.
“Estamos dando continuidade ao sistema de qualidade já característico da educação de Santana do Piauí. Em anos anteriores os encontros pedagógicos eram feitos de maneira geral, mas esse ano estamos realizando com grupos específicos. Forlatecer primeiramente a secretaria através de coordenadores e diretores, onde hoje iniciamos falando de gestão democrática da escola”, disse a secretária.
Maria Inês Rocha acrescentou que a palestra reforça a conscientização sobre o papel dos gestores escolares e coordenadores, onde ambos possuem autonomia para desempenhar com eficiência seu trabalho.
Fonte: Ascom