Os vereadores santanenses realizaram às 19h desta sexta-feira (08/09), a 1ª seção ordinária de setembro. Na pauta três requerimentos. Um de autoria da vereadora Clarete Rabelo (PMDB) e dois de autoria do vereador Egivam Araújo (PSB).
Após a abertura dos trabalhos legislativos pelo presidente da mesa diretora da câmara, Geosmar Aquino, mais conhecido como Bau (PSD), o vereador Erisvaldo Batista (PTB), foi o primeiro a usar a tribuna da casa. Na oportunidade o parlamentar lançou o convite a todos os presentes e comunidade em geral para participar da Missa do Santo Crisma a ser realizada no próximo dia (11/09), às 19h, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição localizada no povoado Engano dos Porém, zona rural santanense.
Clarete Rabelo (PMDB) elogiou a realização do Desfile Cívico de 07 de Setembro, em alusão à independência do Brasil, realizado em Santana. Dando destaque à participação da Fanfarra. Ao tempo em que parabenizou as secretarias municipais, em especial da educação, da qual a parlamentar faz parte, pela participação no ato cívico e patriótico.
“A participação das escolas abrilhantou o desfile. Tiro o meu chapéu para a educação santanense, da qual faço parte”, enfatizou Clarete.
A parlamentar também registrou a presença do Deputado Estadual Pablo Santos (PMDB) na festa da independência em Santana.
Ao defender seu requerimento solicitando a os poderes Legislativo e Executivo a realização de audiência pública para discutir a segurança pública no município, a parlamentar lembrou que na seção anterior já havia abordado o tema, sendo o requerimento apenas uma forma de documentar seu pedido.
Ricardo Rodrigues (PTB) deixou seus votos de pesar a família da prefeita municipal Maria José pela recente perda de sua genitora Maria de Jesus (Dona Nega) aso 87 anos.
A respeito dos requerimentos apresentados pelos colegas de parlamento, Ricardo disse que toda matéria em prol do município terá seu apoio.
Se referido ao dia 07 de setembro em Santana, dia da independência do Brasil, Ricardo elogiou a realização da tradicional Cavalgada do Vaqueiro, em sua 11º edição e o Desfile Cívico.
“Eu estive envolvido na organização do ato cívico e pude perceber a capacidade de todos os organizadores”, comemorou o vereador.
O parlamentar também destacou a participação popular no evento patriótico e o compromisso da administração municipal com o povo santanense.
Antônio Joaquim Leal (PMDB) destacou a importância do 07 de setembro para Santana e todo o restante do país e elogiou a realização do desfile cívico da independência no município.
“Uma bela festa cívica. O município só tem a ganhar com o evento patriótico”, ressaltou o vereador.
Antônio de Hercília, como o parlamentar é mais conhecido, também registrou a presença do Deputado Estadual Pablo Santos (PMDB) na festa da independência em Santana.
De acordo com o vereador o deputado esteve prestigiando o Desfile Cívico da Independência em Santana atendendo a o convite do mesmo e da vereadora Clarete.
Se referindo ao abaixo assinado entregue pelo prefeito de Sussuapara, Pé Trocado, ao presidente da câmara de Santana, Bau, pedindo o desmembramento de uma área da comunidade Várzea do Engano, hoje pertencente a Santana, e posterior incorporação da mesma a Sussuapara, Antônio de Hercília se posicionou contrário. De acordo com ele Santana perde caso o pedido seja aprovado.
Egivan Araújo (PSB) também se posiciono contrário ao pedido de desmembramento de parte do povoado Várzea do Engano, hoje pertencente a Santana, e possível incorporação da área a o vizinho município de Sussuapara. De acordo com ele Santana perde território e população.
Bodó, como o vereador é mais conhecido, também destacou sua visita à Câmara Municipal de São José do Piauí. De acordo com ele a visita à casa legislativa da cidade vizinha foi proveitosa, uma vez que teve a oportunidade de conhecer um pouco dos trabalhos dos colegas vereadores. Destacando que nas seções, os vereadores debatem e tiram possíveis dúvidas dos requerimentos apresentados antes de serem postos em votação. Para Bodó esse exemplo deveria ser seguido pelos parlamentares santanenses.
Se referindo a seus requerimentos, no primeiro Bodó pediu a gestão municipal a reabertura e empiçarramento de rua na comunidade Barro, bem como a implantação de redes de abastecimento d’água e de energia na mesma. De acordo com o vereador nas proximidades da UBS daquela localidade há uma rede elétrica desativada que poderia ser transferida para a rua a ser recuperada.
Já no segundo requerimento, Bodó pede a gestão municipal que as obras públicas a serem construídas no município, caso haja mais de um local precisando da mesma, que seja decidido onde será construída através de audiência pública e ouvindo a opinião popular através do voto.
Bodó pontuou sugerindo aos demais parlamentares a elaboração de um projeto de lei reduzindo a carga horária do servidor público municipal que tenha dependente com necessidades especiais.
Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.
A próxima seção ordinária da câmara está agendada para 29 de setembro.
Fonte: Santana Hoje