Matéria / Educacao

Escolas municipais de Picos participam de blizt na Semana Nacional do Trânsito

Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade  “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

25/09/2017 | Edivan Araujo
Campanha do trânsito feito pelos alunos da SEME de Picos / Foto:AgoraED

A Semana Nacional de Trânsito que começou no dia (18) passado na cidade de Picos, está sendo concluída hoje segunda-feira (25) com a sua culminância na Praça Josino Ferreira no centro através da parceria do SEST SENAT, Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (STTRAM ), e a Secretaria Municipal de Educação (SEME).

Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade  “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

Segundo informou a Secretária Municipal de Educação Rosilene Monteiro, existe um projeto da secretaria de educação com o tema Conscientizar para Educar, e ele é desenvolvido em todas as escolas da rede municipal, e durante essa semana que é a Semana Nacional do Trânsito esses trabalhos se intensificam nas escolas, e hoje como era a culminância do projeto, alguns alunos representando as escolas municipais estiveram nas ruas em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, trabalhar exatamente essas atividades que são desenvolvidas dentro das escolas.

Para a secretária, a educação para o trânsito sempre foi uma preocupação da SEME, pois os índices de mortes por acidentes no trânsito são alarmantes, e com atitudes simples como essa de hoje pode ajudar a salvar vidas, e claro contribuindo de forma significativa para reduzir os índices que termina assustando a população.

Secretária de Educação Rosilene Monteiro

Um dos objetos também destacado pela secretária é trabalhar também a prevenção, ensinar as crianças o exercício da cidadania, e atitudes simples que pode ajudar, e a secretaria tem isso como foco, pois no futuro eles serão cidadãs e cidadãos mais preparados, ou seja, usar o capacete, usar corretamente o cinto de segurança, obedecer as leis de trânsito como faixa de pedestre, sinalização e estar atento a condução dos veículos pelas ruas da cidade, frisou ela.  

A secretária disse ainda que durante todo o ano as escolas municipais trabalha vários temas importantes como meio ambiente e cidadania, educação para o trabalho, pluralidade cultural, em fim, sempre terminando com atividades maiores como essa que ocorreu hoje em Picos, falou ela.

Para um dos coordenadores da campanha na cidade de Picos Serginao Alves que é Coordenador de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, a principal finalidade, é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança.

Para Sergiano, no trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas, explica ele.

Sergiano Alves

Para a Coordenadora em Educação da SEME Ivana Araújo, essa campanha que tem sido desenvolvida também nas escolas municipais, e tem como objetivo proporcionar um processo de ensino aprendizagem que desenvolva a consciência do cidadão na sua responsabilidade no trânsito.

A coordenadora informou também que durante todos esses dias que foi trabalhada essa campanha nas escolas da rede municipal, os alunos estavam motivados por que sabem que amanhã serão eles os condutores de veículos e que também terão suas responsabilidades no trânsito.

Ivana Araújo informou também que todos os anos a rede municipal de ensino trabalha essa campanha em todas as escolas, ou seja, há uma unificação nesse sentido, e que hoje segunda-feira que é a culminância os alunos que algumas escolas foram participar fazendo blizt educativa de conscientização, disse ela.

Ivana informou ainda que é uma recomendação da própria secretária municipal de Educação Rosilene Monteiro, para que as escolas não trabalhem o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”, finaliza ela.

 

Facebook