Matéria / Educacao

Mais de 14 mil candidatos fazem Encceja em quatro cidades do Piauí neste domingo

Candidatos têm como objetivo obter certificação do ensino fundamental e/ou médio.

17/11/2017 | Edivan Araujo
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). / Foto: Reprodução

Será realizado neste domingo (19) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No Piauí, 14.456 candidatos estão inscritos para fazer a avaliação nos municípios de Parnaíba, Picos, Floriano e Teresina. A avaliação serve para obtenção do certificado do ensino fundamental e/ou de ensino médio.

De acordo com a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Conceição Andrade, os candidatos devem ficar atentos aos horários.

“As provas serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã, às 9h e à tarde, às 15h30, no horário de Brasília. Como não estamos em horário de verão, os portões vão ser abertos às 7h e fechados às 7h45. E a prova vai começar às 8h e terminar às 12h”, informou.


Para candidatos que estão tentando o certificado do Ensino Fundamental , as questões do primeiro dia serão de ciências naturais, história e geografia. Já para o Ensino Médio, as áreas serão ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Segundo Conceição Andrade, no turno da tarde, os portões vão ser abertos às 13h e fecharão às 13h15. As provas começam às 14h30 e terminam às 19h30.

No segundo dia, os candidatos do ensino fundamental vão ter os conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação avaliados.

Os candidatos do Ensino Médio vão responder questões de linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Conceição Andrade explica que para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento.

“Se o candidato não conseguir obter as quatro áreas, ele pode concluir nos Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Basta matricular-se e concluir a área que não conseguiu êxito. Em seis meses ele já pode conseguir o certificado”, finalizou a diretora.

Fonte: G1 Piauí

Facebook