A prefeita da cidade de Santana do Piauí Maria José de Sousa Moura (PP) participou de uma Audiência sobre Segurança Pública no município, na noite desta sexta-feira (17), na Câmara Municipal numa parceria entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo.
Na audiência que começou às 19: horas estiveram presentes também além da prefeita, o presidente da Casa, Geosmar Pedro de Aquino (Bau) do PSD, o juiz Conciliador do Juizado Especial da Comarca de Picos, Johilse Tomaz da Silva, vereadores, o comandante do Grupamento de Polícia Militar (GPM) local, tenente Gomes, representantes do GPM de São José do Piauí, secretários municipais, e populares santanenses que lotou o plenário.
A prefeita Maria José disse em sua fala que um dos maiores problemas hoje no país é a segurança pública, e isso vem de encontro aos anseios da população e, em meio a esta realidade o município de Santana também se insere na problemática, por isso a participação da sociedade de forma muito presente cobra mais ações das autoridades para combater a grave crise que aflige a população.
Maria José disse também que o requerimento para a realização dessa audiência pública que teve como autora a vereadora Clarete Rabelo (PMDB), veio num momento certo onde várias autoridades civis e militares puderam comparecer e discutir o problema, além do apoio dos vereadores municipais que são muito atuantes principalmente no que se refere a esse assunto, frisou ela.
Para a prefeita é preciso que não só o Poder Executivo e o Poder Legislativo se organize, mais também toda a sociedade santananse para debater essa questão da segurança pública, e o governo do estado como o poder maior, comece a olhar de forma mais efetiva já que a responsabilidade também é bem maior.
Segundo a gestora, é preciso que a força policial seja mais equipada para que possa trabalhar dando respostas mais rápidas de acordo com as necessidades que vão ocorrendo. “Pois uma polícia mais equipada estará mais preparada para combater a criminalidade que tem crescido muito ao longo dos anos em nosso, e principalmente em nossa região”, frisou Maria José.
Maria José disse ainda que não se pode comparar a segurança que é aplicada em Picos, em Parnaíba, em Teresina, em Sussuapara e em Santana do Piauí, pois cada município tem suas especificidades, mais que o aparato policial ele é necessário em qualquer lugar para combater os crimes que acontecem em todo lugar, disse.
A prefeita ainda cobrou a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública do Piauí deputado federal Fábio Abreu, que confirmou presença mais não compareceu a audiência pública, e nem teria justificado sua ausência. A mesma disse ainda que é preciso que cada gestor faça a sua parte, e que ela como gestora do município de Santana do Piauí também continuará fazendo que é trabalhar por uma cidade mais segura, frisou ela.