Matéria / Cidades

Vereadores votam PP 2018-2021 em seção ordinária desta sexta (24)

Na seção os vereadores também debateram outros temas inerentes ao município.

29/11/2017 | Edivan Araujo
Mesa diretora da câmara: Vereadores Antônio de Hercília (Vice), Bau (Presidente) Vinícius (Secretário) /  - Foto: (João Rodrigues)

Por João Rodrigues

Em seção ordinária realizada nesta sexta-feira (24/11), o Poder Legislativo aprovou por unanimidade o Plano Plurianual 2018-2021 enviado pelo Poder Executivo para a câmara de vereadores. Na oportunidade os parlamentares aprovaram também o Programa Orçamentário para o exercício 2018, estimado em R$ 15. 418. 700, 00. O programa estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro do próximo ano e dá outras providências.

Na seção os vereadores também debateram outros temas inerentes ao município.

Antônio de Hercília (PMDB), destacou as audiências públicas realizadas recentemente em Santana, a exemplo das que discutiram abastecimento d’água na zona urbana e segurança pública no município.

O vereador também se manifestou em relação ao abastecimento d’água na zona rural santanense, se referindo à rede hídrica que leva o líquido do Poço do Jabuti a proprietários de roças na Chapada do Barro. De acordo com ele o desperdício por parte de alguns usuários está deixando muitos agricultores desabastecidos.

No tocante a segurança pública, Antônio de Hercília reconheceu o trabalho da Polícia Militar no município, mas pediu maior número de blitz e operações estratégicas nos dias e locais de maior fluxo de pessoas no sentido de inibir ainda mais a ação de marginais.

O vereador ainda abordou o litigio territorial entre Santana e Sussuapara. Segundo ele, o município vizinho reivindica parte da comunidade Várzea do Engano que fica dentro da zona rural santanense.

“Já estive em Teresina com a Prefeita Maria José (PP), na tentativa de solucionar o impasse entre os dois municípios. Inclusive já está agendado para o dia 09 de novembro de 2018 um plebiscito na comunidade Várzea do Engano, parte que atualmente pertence ao território santanense, para que os moradores decidam entre ficar em Santana ou passar a pertencer a Sussuapara”, revelou o vice-presidente da câmara.

Antônio de Hercília pontuou lamentando o fato da Lotérica local não atender a contento a demanda do município.

Vereadores: Mundim Honorato, Erisvaldo Batista  e Deuzim Almeida                                                                

O vereador Mundim Honorato (PTB) aproveitou seu espaço na tribuna da Casa Legislativa para convidar a população santanense a participar das festividades alusivas à Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da sua comunidade Queimada da Ema. De acordo com ele o evento religioso acontece de 29/11 a 08/12.

Se referindo à segurança pública no município, Mundim Honorato citou a audiência realizada para discutir o tema e defendeu a intensificação de blitz, especialmente na PI-375, que liga Santana a Picos, no sentido de barrar a entrada da bandidagem no município.

Vereadores: Ricardo Rodrigues, Clarete Rabelo e Bodó

Ricardo Rodrigues (PTB) defendeu a implantação do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) no município. Em sua justificativa, o vereador destacou que a implantação da empresa de saneamento irá barrar o desperdício d’água em Santana.

Ainda falando do abastecimento d’água na zona rural santanense, Ricardo se referiu ao abastecimento hídrico da Chapada do Barro. Para ele o desperdício na distribuição do liquido fornecido pelo Poço do Jabuti está causando desabastecimento em algumas propriedades rurais.

Na oportunidade o líder governista na câmara agradeceu ao secretário municipal de obras, José Leal (Thi Zé), pela revitalização dos Açudes das Baixas e da localidade Lagoa dos Marcelino.

Em sua explanação na tribuna da casa legislativa, Ricardo mencionou sua presença na visita do Governador do Estado, Wellington Dias (PT), à cidade de Picos e avaliou como positiva para toda a região a inauguração de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no Hospital Regional Justino Luz, localizado no município vizinho. O vereador revelou que na oportunidade, ele e a Prefeita Maria José (PP), mais uma vez, cobraram do mandatário a conclusão do recapeamento asfáltico da PI-375.

Ricardo Rodrigues também destacou sua participação em um encontro com representantes do Território Vale do Guaribas na cidade de Picos. Segundo ele o evento serviu para discutir a realização de cursos profissionalizantes em Santana.

Se referindo à segurança pública local, o vereador petebista destacou o baixo efetivo da Polícia Militar no município, mas defendeu que se faça muito mais. Ao tempo em que cobrou do Legislativo e da população mais empenho na reivindicação por maior aparato de segurança para o município.

Ricardo Rodrigues pontuou falando da baixa capacidade de atendimento por parte da Lotérica instalada no município, ao tempo em que anunciou que a administração municipal, que tem à frente a Prefeita Maria José (PP), está buscando solucionar o problema.

vereadora Clarete Rabelo (PMDB) agradeceu o apoio de seus colegas de parlamento ao o seu requerimento solicitando audiência pública, que discutiu segurança em âmbito municipal. O agradecimento da parlamentar foi extensivo ao assessor jurídico do Poder Legislativo, Advogado Douglas Rocha. Segundo ela, pela sua colaboração no evento.

Clarete também mencionou sua presença na inauguração dos leitos de UTIs no HRJL localizado na cidade de Picos. Para ela o serviço das Unidades de Terapia Intensiva é importante para salvar vidas de pacientes de toda a região.

A vereadora pontuou pedindo o retorno do Plano de Cargos Carreira e Salários dos servidores da saúde para a câmara municipal. De acordo com ela o pedido se justifica pela cobrança de servidores da área.

Egivam Miguel (PSB), solicitou do município melhorias no atendimento do transporte de saúde local e citou a utilização do maquinário do município na limpeza de barreiros na zona rural.

No tocante às estradas vicinais, Bodó, como o vereador é mais conhecido, solicitou do município a recuperação da Ladeira do Barro, via de acesso ao vizinho município de São José do Piauí e a propriedades rurais na Chapada do Barro.

Bodó pontuou destacando a importância da implantação e inauguração de leitos de UTIs no HRJL na cidade de Picos. Para o vereador, que também esteve no ato inaugural, as Unidades de Terapia Intensiva servirão para a tender a demanda de toda a região.

 

Fonte: Santanahoje

Facebook