O evento que foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro no Auditório da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos no bairro Altamira sendo o “I Seminário Regional de Ciência Política e Direito Eleitoral” onde tinha como mediador o advogado e professor da (UESPI) Dr. Cássio Luz Pereira que também é Coordenador do Curso de Direito da instituição, tinha como palestrantes os advogados Francisco Felipe, Norberto Campelo, Willian Guimarães o juiz de direito da 62ª Zona Eleitoral de Picos Dr. José Airton e o Dr. Maycon Luz - Procurador Geral do Município de Picos.
O primeiro dia do evento foi destinado para palestras com Dr. Francisco Felipe, Dr. Norberto Campelo Campelo e Dr. Willian Guimarães, já no segundo dia foi realizado Mini Curso e palestras também, onde inclusive teve a participação do Dr. Maycon Luz - Procurador Geral do Município de Picos que falou sobre Processo Eleitoral.
O evento que contou com a presença de 180 pessoas foi destinado para advogados, professores, estudantes e a população de modo geral que durante os dois dias puderam assistir palestras voltadas para o interesse da sociedade como um toda, principalmente nesses dois aspectos, Ciência Política e Direito Eleitoral.
A primeira palestra que foi ministrada pelo Mestre em Ciência Política Raúl Bonfim que falou sobre Presidencialismo de Coalisão onde fez várias abordagens sobre o tema e debateu com os participantes que tiveram a oportunidade de participar com perguntas e tirando suas dúvidas.
Dr. Raúl Bonfim palestrante e o Dr. Cássio Luz coordenador do curso de Direito da UESPI
Depois foi a vez do Dr. Francisco Felipe que falou para o público presente sobre o Financiamento de Campanha, o que era válido no passado e o que mudou na legislação eleitoral mostrando também os impactos dessas mudanças e já projetando o que vai passar a valer a partir das eleições de 2018 no país.
Já o cientista e advogado Dr. Norberto Campelo em sua participação no “I Seminário Regional de Ciência Política e Direito Eleitoral” falou sobre a Importância dos partidos políticos para o sistema democrático na atualidade, e fez vários questionamentos sobre o tema e debateu com os participantes o assunto em questão.
O palestrante e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Piauí o advogado Dr. WIllian Guimarães falou sobre “A nova reforma no Direito Eleitoral”, o que muda com a nova lei, e o que deixa mais claro na hora de se aplicar ela de fato.
Norberto Campelo, Francisco Felipe, Willian Guimares e Cássio Luz
E no final do “I Seminário Regional de Ciência Política e Direito Eleitoral” o Dr. José Airton - Juiz de direito da 62ª Zona Eleitoral de Picos tratou sobre “Cotas de Gênero e Fraude Eleitoral”, tema que também foi bastante debatido pelos participantes do evento.
Dr. José Airton - Juiz de direito da 62ª Zona Eleitoral de Picos
Para o coordenador do curso de Direito da UESPI professor mediador do “I Seminário Regional de Ciência Política e Direito Eleitoral”, advogado Dr. Cássio Luz esse o evento buscou disseminar a consciência política, o direito eleitoral na espécie com os juristas mais conceituados na área, além de cientistas políticos com o mais alto gabarito sendo o primeiro evento no Piauí com esse tema.
Segundo Dr. Cássio, foram dois dias de debates de extrema relevância social e acadêmica com a participação de juristas e cientistas políticos do mais alto gabarito estadual e nacional.
De acordo com ele a ideia do evento era disseminar o conhecimento e a consciência política do cidadão. O público alvo foi atingido, tendo participação de docentes, discentes, profissionais da área e demais interessados na matéria. “Considero que foi bastante produtivo pela sua relevância e a importância dos palestrantes, pois um seminário como esse que foi realizado deixa todos nós que organizamos toda a equipe muito feliz, e que agora é nos preparar para fazer um muito maior ainda”, disse ele.
Equipe organizadora do evento