Matéria / Cidades

Secretaria de Saúde entrega mais de 50 aparelhos ortopédicos

Mais de 50 objetos gratuitos já estão separados para entrega, incluindo cadeiras de banho, sapatos ortopédicos, próteses, órteses e andajá.

09/04/2018 | Edivan Araujo
Imagem:Reprodução / Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Serviço Social e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está fazendo a entrega contínua dos equipamentos ortopédicos que foram solicitados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mais de 50 objetos gratuitos já estão separados para entrega, incluindo cadeiras de banho, sapatos ortopédicos, próteses, órteses e andajá.

Entrega dos Objetos

“Essa entrega que fazemos é contínua, porque sempre temos uma boa demanda desses objetos, e o mesmo usuário que fez essa solicitação, daqui a dois anos, se o seu objeto já estiver deteriorado, ele já poderá fazer uma nova solicitação para um novo aparelho”, afirma a coordenadora de Serviço Social, Edilma de Sousa.

A solicitação para receber os objetos se dá através do Sistema Único de Saúde, como fez a dona Luzia Francisca. “Eu fiz o pedido para minha mãe, que tem 98 anos e tem muitas dificuldades. Solicitei um andajá e uma cadeira de banho. Esses equipamentos vão ajudar muito, sou muito agradecida por receber”, considera.

Produtos ortopédicos

Os equipamentos são fabricados pela Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina. “A parceria com o Ceir garante melhor qualidade de vida aos picoenses que necessitam desse auxílio. Nosso trabalho conjunto é fazer com que a autonomia seja devolvida a mais pessoas”, enfatiza a secretária de Saúde Marília Gomes de Sousa Bezerra.

Para fazer a solicitação desses objetos, basta procurar, na UBS mais próxima, a equipe do NASF, levando os documentos pessoais. Os profissionais irão avaliar as necessidades do paciente, para que sejam encaminhadas as medidas para a Oficina Ortopédica do Ceir, de Teresina. Ao chegar os equipamentos, os que solicitaram os produtos devem procurar a secretaria com os mesmos documentos para fazer a retirada.

 

Fonte:Ascom 

Facebook