Por Paula Monise
Na manhã deste sábado, 18 de agosto, a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde em conformidade com a Campanha Nacional de Vacinação promoveu o Dia “D” de imunização contra o Sarampo e a Poliomielite. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) sediadas na sede urbana e na zona rural do município estiveram com equipes de prontidão para receber as crianças de 1 e menores de cinco anos.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite teve início no dia 06 de agosto e segue até 31 do referido mês em todo o território nacional.
Em Santana do Piauí, o Dia “D” da Campanha contra o Sarampo e a Poliomielite teve início às 8h e seguiu até 12h com a procura significativa nos postos de vacinação: UBS Isaac Borges e Francisco Pereira de Brito. Para receber as doses das vacinas, o responsável pela criança necessita portar caderneta de vacinação.
O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Francisco Carvalho, o Francisquinho, destacou que o objetivo da campanha no município é atingir os 95% do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.
“Iniciamos a campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite ainda no início do mês e estamos dando continuidade com o objetivo de atingir a nossa meta, vamos atingir. O Dia “D” é um evento para intensificar a imunização e fazer o chamamento da população. Todas as comunidades rurais de nosso município também terão um dia de intensificação da campanha”, disse o secretário.
O Sarampo e a Poliomielite são patologias praticamente erradicadas no país. O último caso de poliomielite foi registrado na década de 90. Já o Sarampo começou a ter novos registros a partir de 2017, daí a necessidade de vacinação das crianças. Receber a vacina elimina o risco de contrair as doenças.
Campanha de vacinação
Como forma de intensificar a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite nas comunidades rurais, a Secretaria de Saúde montou um cronograma específico para cada comunidade.
20 de agosto – Camarada e Engano
21 de agosto – Barro
22 de agosto - Lagoa dos Marcelinos, Lagoa Seca e Queimada da Ema.
Fonte: Ascom