Por João Rodrigues
As ações da Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, através do Centro de Referência da Assistência Social, chegaram nesta Quinta-Feira (30/08) às comunidades Engano dos Porém e Lagoa Seca. A equipe do CRAS Itinerante pela manhã atendeu a população de Engano e à tarde a demanda de Lagoa Seca. As ações do CRAS tem o objetivo de interiorizar o atendimento do mesmo em todo o município.
De acordo com a Psicóloga Laiane Leal, a ação inédita no município, teve início na última Segunda-Feira (27), na comunidade Barro, levando à população rural do município serviços e benefícios do CRAS. A profissional citou como exemplo, Benefício de Prestação Continuada (BPC), BPC na Escola e encaminhamento de Passe Livre para pessoas com deficiência.
Segundo Laiane Leal, o CRAS também é responsável pelo desenvolvimento de programas como Criança Feliz e Bolsa Família, além de projetos como CRAS Itinerante e Prevenção ao Uso de Drogas, bem como serviço de Fortalecimento de Vínculos, dentre outros.
“Nossa missão é levar informações a população rural do município de Santana a respeito das atribuições do CRAS e seus benefícios, como exemplo, BPC para pessoas com deficiência, Passe Livre para deficiente, ID Jovem, que dar direito ao jovem santanense ir para outro estado do Brasil de ônibus ou até mesmo de avião de forma gratuita, dentre outros”, destacou a Psicóloga.
Laiane pontuou que o calendário do CRAS Itinerante para 2018 vai até o próximo mês de Novembro. No entanto, segundo ela, há a intenção da Prefeitura no sentido de em 2019, contemplar outras comunidades do município com essas ações.
Para a equipe do CRAS Itinerante a participação popular nas vistas às comunidades é expressiva, mostrando a boa aceitação do projeto.
Santanahoje