A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará da V Semana do Bebê e terá o dia 24 como sendo o dia “D” para efetuação das atividades. Serão realizadas palestras, oficinas, triagem neonatal, consultas e vacinações. Essas prestações de serviços serão no Paim, durante o dia todo. No dia 25, haverá uma capacitação para os profissionais da saúde.
A palestra será ministrada pelos acadêmicos de fisioterapia que vão entrar na parte de orientações quanto ao desenvolvimento motor normal.
Orientações estas sobre as etapas e também levarão uma cartilha ilustrativa quanto aos meses e aos principais marcos motores. Na oficina será realizada pintura de rosto com as crianças.
No dia 25, terá uma capacitação que será dividida em dois momentos. No primeiro momento será abordado a respeito de atualizações sobre a assistência pré-natal que será conduzida por três enfermeiras e uma médica do município. No segundo momento abordará sobre as atualizações da estratégia AIDPI, uma estratégia que a Atenção Básica utiliza na abordagem de doenças que são mais prevalentes na infância. A capacitação é voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Básica.
A semana do bebê se inicia dia 21 e se estende até o dia 26 de outubro, tendo como tema “Carinho, amor e proteção desde a gestação- bases para o desenvolvimento saudável”.
“Assim como todos os anos a gente trás esse desenvolver da semana do bebê, que faz parte dos critérios para ter o celo UNICEF no município, e também como importância de reafirmar o compromisso do município com a primeira infância, para destacar a importância de ter esse cuidado tanto com o bebê como a criança, que vai desde a gestação até os primeiros anos de vida para garantir um desenvolvimento saudável”, disse o Coordenador de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente Bruno Santos.
Semana do bebê
Programação:
Domingo (21)
Visita ao hospital regional as 09hrs da manhã e a tarde (17hrs) será realizada a missa das crianças na igreja catedral.
Segunda-feira (22)
Abertura oficial com as autoridades na sede da Secretaria Municipal de Saúde e pela tarde será o dia D da Assistência Social, que ficou responsável pela acolhida no CRAS da morada do Sol e realizarão palestras e oficinas de pintura com as gestantes do Programa Criança Feliz, com o objetivo de fazer uma ligação entre a mãe e o bebê a partir dessa pintura. Também terá oficinas com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde irão trabalhar a arte como forma de diversão.
Terça-feira (23)- Dia D da educação
O dia D da educação será realizado em algumas creches. A Secretaria de Educação vai trabalhar a contação de histórias com as crianças, proporcionando situações de leitura para desenvolvimento e compreensão do mundo, envolvendo os clássicos infantis de maneira lúdica. Pela tarde se reunirão com os pais destas crianças para fazer uma palestra que tem como tema “O papel da família no cuidar da criança”.
Quarta-feira (24)- Dia D da Saúde
Serão realizadas prestações de serviços no Paim, como triagem neonatal, consultas, palestras, oficinas e vacinação.
Quinta-feira (25)
Pela manhã terá um encontro com os profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) para uma capacitação e pela tarde será realizada uma roda de conversa com os profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência Social.
Sexta-feira (26)
Encerramento com a entrega da chave do bebê prefeito, na sede da Prefeitura Municipal de Picos, ao primeiro bebê que nasce no início da semana de parto normal, que resida na cidade de Picos.
Fonte: Ascom