Matéria / Cidades

Palestra sobre o direito da mulher com câncer é temática do "IV UESPI Rosa"

O palestrante de hoje foi o advogado Dr. Cássio Luz que falou sobre o direito da mulher

30/10/2018 | Edivan Araujo
"IV UESPI Rosa" / Fotos: AgoraED

Francisco Railan Alves de Morais que é um dos coordenadores do “IV UESPI Rosa” que está sendo realizado será desde ontem segunda-feira (29) e vai por todo o dia de hoje (30), falou das temáticas que estão sendo trabalhadas além das apresentações de trabalhos científicos de alunos, e uma palestra com o advogado Dr. Cássio Luz Pereira que tem como Tema: Direito das mulheres com câncer de mama.

Segundo Railan, esse projeto que é de extensão do IV Período de Enfermagem é realizado juntamente com a professora Lucimeire, fizeram toda uma programação onde pudessem contemplar alunos, professores e sociedade picoense para tratar de vários temas importantes.

Durante o dia de ontem foi realizada uma palestra sobre o câncer de mama proferida pelo médico Mastologista Dr. Lívio Portela que falou sobre a importância do combate e prevenção da doença, principalmente nas mulheres. Ainda segundo o coordenador, na palestra foram abordados vários pontos desde da identificação da doença até como realizar o tratamento.

Francisco Railan um dos coordenadores  do evento

Já para o dia de hoje haverá várias temáticas a serem debatidas, e a primeira delas foi a palestra com o Dr. Cássio Luz advogado e coordenador do curso de direito da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, onde abordou o tema “Direito das mulheres com câncer de mama”.

Segundo o palestrante o Dr. Cássio, a palestra visava exatamente mostrar para as mulheres os direitos eu elas têm perante a Constituição Federal, dentro do sistema brasileiro de saúde, e dentro do assunto foi abordado sobre o Direito Social, a Seguridade Social e os direitos eu trazem para as pessoas, especificamente para as mulheres eu tenham câncer de mama.

Para o Dr. Cássio Luz quanto mais informadas as pessoas tiverem dos seus direitos, mais poderem elas terão para cobrar dos órgãos públicos, pois o imperativo moral da sociedade é tornar ela melhor, e quanto mais informada ela tiver, melhor se sairá na hora de buscar os seus direitos, disse ele.

Dr. Cássio Luz

De acordo com o palestrante, a sociedade atual ela é bem mais esclarecida do que a do passado, mais precisar de uma atenção maior e de um apoio mais firme principalmente na luta pelos seus direitos, frisou ele.

Facebook