Matéria / Educacao

Piauí é o Estado com a menor taxa de abstenção no primeiro dia de aplicação de prova do ENEM 2018

Pelo terceiro ano consecutivo, a taxa de faltosos no Piauí é a menor do Brasil, registrando 18,5% de abstenção.

05/11/2018 | Edivan Araujo
Enquanto no Brasil o percentual de faltosos chegou a mais de 24,9%, no Piauí foi de 18,5%. / Foto: GP1

O estado do Piauí apresentou a menor taxa de abstenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesse primeiro domingo (4) de provas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enquanto no Brasil o percentual de faltosos chegou a mais de 24,9%, no Piauí foi de 18,5%.

Segundo os dados divulgados pelo instituto este ano, dos 119.379 inscritos no Piauí, 97.294 compareceram aos locais de prova e apenas 22.085 faltaram. Em todo o Brasil, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram e mais de 1 milhão faltaram. Depois do Piauí, a menor taxa foi da Paraíba, com 21,2% de faltosos. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 32,6% dos inscritos.

De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, se esse índice se mantiver, o Piauí será o estado com menor taxa de abstenção nos dois dias de prova pelo terceiro ano consecutivo. “Esse ano, mais uma vez, conseguimos garantir o Passe Livre, para que mais de 6 mil alunos da rede pública estadual  de Teresina chegassem aos seus locais de prova. No Piauí, só temos aplicação do exame em 32 municípios, dos 224, então a logística de descolamento é maior e por isso, não tenho dúvida que esse projeto influencia diretamente no percentual de estudantes presentes à prova. Se próximo domingo mantivermos.

 

Facebook